terça-feira, 17 de maio de 2016

Interação Ritmos Musicais

Aconteceu no dia 10 de maio, em período integral conforme relato das professoras:

Registro do Grupo 3A – Professora Cleide
Na sala do grupo 3A foi organizado o espaço ‘’sons da natureza”.  Tentamos montar um ambiente aconchegante com tapete, almofada, pouca luminosidade ( sem acesso aos brinquedos para que as crianças mantivessem o foco na proposta). Aos poucos as crianças foram entrando, algumas perguntavam se podiam tirar os sapatos, deitar  e eram orientadas a ficarem da forma em que se sentissem o mais confortável possível. Passaram por esse espaço crianças e todos os grupos (grupo 2 ao grupo 6). Foi necessário manter a porta fechada pois no corredor havia muito barulho e também nas outras salas. Percebi que algumas crianças buscaram “refúgio” nesse espaço com a intenção e fugir um pouco da agitação.




Registro do Grupo 3B – Professoras Rosane, Marcele, Maria e Rosângela.
Oferecemos em nosso espaço um momento de descontração e alegria para as crianças da creche! Tentamos disponibilizar aos pequenos, ao som dos anos 70 e 80, uma danceteria com um globo espelhado e jogos de luzes coloridas. Escurecemos o ambiente e decoramos com balões e papéis coloridos, para que ficasse propício a nossa proposta.
As crianças e profissionais se divertiram muito! Foi possível perceber a empolgação de todos (as)! Além disso, os grupos que ali chegavam, puderam se divertir também com os espaços da sala organizados, de modo a atender o Projeto deste grupo. Muitas crianças apreciaram a brincadeira com o baú de fantasias, com o salão de beleza, com os materiais de sucatas expostos nas prateleiras, com o cantinho criado para as histórias e com a cabana armada no meio da sala.
Além dos grupos responsáveis pela organização e propostas, prestigiaram-nos também o grupo 2. Algumas crianças deste grupo conseguiram permanecer neste espaço por um bom tempo, outras por conta do barulho, preferiram sair e explorar outros espaços oferecidos junto com as professoras.
No geral, observamos que a maioria das crianças adoraram ficar no espaço da danceteria. Nosso amigo Henrique, não apreciou muito o movimento intenso da sala e preferiu participar na sala do grupo 6 (produção de sons), no qual há registros do mesmo batucando nas panelas.









Registro do Grupo 4 – Professora Nívia
E hoje a sala do grupo foi invadida pelo perfume de alfazema e música suave para o momento de massagem relaxante nas crianças. Elas gostaram muito e ficavam esperando serem chamadas, algumas foram mais de uma vez e foi muito bom ver o sorriso e a alegria que demonstraram no momento da massagem. Todos os grupos tiveram a oportunidade de desfrutar da massagem e de repente uma criança me pergunta: “E em você quem vai fazer?” E assim, no fim da interação do período vespertino algumas crianças fizeram massagem nas professoras. Com certeza foi mais um dia de viver a infância na Creche Idalina.





Registro do grupo 5 – Professora Cristiane

A interação foi bem aproveitada pelas crianças, no início quando chegavam ficavam um pouco tímidas para cantar, mas conforme foram vendo as outras crianças cantar começaram a ficar mais seguras e interagir manifestando alegria.
As crianças foram se organizando na fila para desfrutar o karaokê, elas mesmas pediam para que os amigos respeitassem a fila, e foi poucas as vezes que a professora precisou intervir para organizar esse momento.
As demais crianças aproveitaram para dançar as músicas que estavam sendo cantadas, muitas cantavam junto e criavam movimentos e coreografia para a dança.
Também foi utilizado nesse espaço perucas e chapéus, no qual foi motivo de muitas risadas entre as crianças.



Registro do grupo 5/6 – Professoras Marinete e Simone
 A história de um povo é encontrada em suas canções (george Jellinet).

Assim somos nós aqui na creche Idalina Ochôa, todos os dias fizemos nossa história, deixando nossas marcas.  Hoje se reuniu do grupo dois ao grupo seis para juntos vivenciar e experenciar alguns tipos de sons. As crianças cantaram, dançaram, ouviram os sons da natureza, foram massageadas ao som ambiente. Panelas, tampas de panelas, conchas também fizeram parte desse contexto. Foi muita alegria, muita música, muita dança, muito barulho.




Registro do grupo 5/6 – Professora Lucília (Vespertino)

Sem registro do espaço da organização do corredor



Registro do grupo 6 – Professora Miliane (Matutino)

Foi uma atividade muito dinâmica todos os grupos curtiram, colocamos desde instrumentos musicais a objetos da cozinha, chocalhos indígenas e outros instrumentos. A diversão foi imensa a mistura de bater com a colher no tambor ou bater com os batuques na panela grande. O engraçado é que as panelas e cambucás ficaram meio estragados, mas era uma satisfação em buscar um som diferenciado que todos curtiram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário