No
dia 04/05 (quarta-feira) durante o período vespertino trabalhamos com as
crianças do grupo 3B alguns dos Elementos da Natureza, dos quais preferimos
chamar de “Coisinhas da Natureza”.
Neste
dia específico, resolvemos apresentar para o grupo, através da caixa surpresa
alguns elementos que enriquecessem nosso trabalho, propondo aos pequenos
realizar coleções de materiais naturais, vez que, nosso Projeto de sala é sobre
os espaços educativos, a brincadeira e as diferentes linguagens.
Trouxemos
para a sala musgo, cascalhos de madeira, argila, conchas do mar e areia mágica
(tipo uma massa de modelar). Deixamos as crianças se apropriarem dos materiais
e questionávamos sobre os mesmos.
Instigamos
o grupo, levantando questionamentos e dando dicas de onde poderíamos encontrar
os materiais que estavam dentro da caixa. Uma criança logo deduziu que havia
conchas do mar e areia da praia. Quando cada amigo começou a manusear a caixa e
a retirar as surpresas que ali estavam, alguns ficaram impressionados com a
quantidade de elementos trazidos. Talvez alguns até desconhecidos para algumas
crianças.
Exploraram
as conchas, colocando-as próximo ao ouvido para escutar o som do mar. Todos se
manifestaram dessa forma. Conseguiram classificar as conchas por tamanhos,
texturas, formas e cores, apesar de que a maioria delas eram brancas.
Ficamos
maravilhadas com a participação do grupo e a capacidade de inteligência dos
mesmos em fazer uso daquelas conchas. Conseguiram criar e recriar ao mesmo
tempo, dando significado para as brincadeiras que elaboravam. Após explorarem,
manusearem e construírem diversos conceitos, passamos para a apresentação da
argila, da qual foi retirada da caixa por uma das crianças.
As
crianças descobriram também os casquinhos de madeira e o musgo (muito usados
para enfeitar vasos de flores). A areia mágica foi muito apreciada por eles!
Esta areia foi comprada na loja IMAGINARIUM, é importada e parece ser realmente
mágica! É uma espécie de massa de modelar! Esfarela e modela ao mesmo tempo!
Apropriada para trabalhar com as crianças a linguagem plástica e a relação com
a natureza.
A
argila, o musgo e os casquinhos de madeira, deixamos para explorar em outro momento,
pois o interesse maior do grupo foi com a areia e as conchas.
Ficaram
super concentrados, brincando nas mesas com peneiras, pás, forminhas e baldes.
Modelaram várias formas, criaram novas possibilidades de aprendizagem.
Socializaram ideias uns com os outros. Concentraram-se por quase 40 min e não
manifestaram interesse em ir para o parque. Somente após muita insistência, é
que conseguimos convencê-los.
Outra proposta foi a ida a horta para conhecer outros elementos da natureza como os bichinhos da terra, fazer a limpeza do canteiro para o plantio de mudinhas e sementes. Foram momentos de muito envolvimento e experimentações.
Nossa
intenção era dar continuidade ao processo de descobertas fora da sala,
coletando o maior número possível de materiais.
Não
demorou muito para que uma criança aparecesse com as mãos cheias de folhas
secas e flores. Chegou próximo de mim e disse: “Pof, é da natueza!” Logo,
apareceu outro amigo com o balde de praia com folhas e galhos e também com
algumas pedrinhas. As demais crianças deram preferência em explorar os
brinquedos do parque.
No
dia seguinte, realizamos um passeio aos arredores da creche com o intuito de
observarmos os espaços e coletarmos mais materiais para o nosso cantinho dos
elementos da natureza. Nossa intenção é montar coleções com os materiais
naturais, promovendo assim, a consciência socioambiental nas crianças. Ainda não conseguimos concluir o espaço para
estes materiais, devido as outras demandas programadas para a semana.
Ao
sairmos do portão já nos deparamos com uma cadelinha muito simpática, que fez
questão de nos acompanhar desde o início da nossa caça ao tesouro até o retorno
para a unidade.
Fizemos
uma caminhada curta, aos arredores dos muros da creche. Paramos algumas vezes
para apanhar os elementos da natureza que encontrávamos no caminho. As crianças
levaram as sacolas retornáveis e alguns baldes. Conseguimos coletar folhas
secas, gravetos, areia, pedras, flores, caroços e sementes de frutos.
Paramos
um pouco para brincarmos com a cadelinha no campo de futebol, ao lado da
creche. Corremos muito ao lado da nossa mais nova amiga. Foi muito divertido e
prazeroso para as crianças esse momento! Além de, proporcionarmos novos
conhecimentos e ampliação de repertório para os pequenos, os mesmos puderam se
sentir livres e independentes ao ter que explorar novos ambientes desconhecidos
para o grupo, bem como, fazer novas amizades com os animais que a natureza nos
oferece.
Conversamos
sobre o cuidado com os seres vivos, principalmente com os animais. A
cachorrinha parecia já está familiarizada com todos, correndo e subindo nas
crianças. A princípio, Davi e Bernardo ficaram com receio de correr, mas logo,
se propuseram a brincar junto com os demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário