segunda-feira, 16 de maio de 2016

Registro sobre os Elementos da Natureza

          No dia 04/05 (quarta-feira) durante o período vespertino trabalhamos com as crianças do grupo 3B alguns dos Elementos da Natureza, dos quais preferimos chamar de “Coisinhas da Natureza”.
Neste dia específico, resolvemos apresentar para o grupo, através da caixa surpresa alguns elementos que enriquecessem nosso trabalho, propondo aos pequenos realizar coleções de materiais naturais, vez que, nosso Projeto de sala é sobre os espaços educativos, a brincadeira e as diferentes linguagens.
Trouxemos para a sala musgo, cascalhos de madeira, argila, conchas do mar e areia mágica (tipo uma massa de modelar). Deixamos as crianças se apropriarem dos materiais e questionávamos sobre os mesmos.
Instigamos o grupo, levantando questionamentos e dando dicas de onde poderíamos encontrar os materiais que estavam dentro da caixa. Uma criança logo deduziu que havia conchas do mar e areia da praia. Quando cada amigo começou a manusear a caixa e a retirar as surpresas que ali estavam, alguns ficaram impressionados com a quantidade de elementos trazidos. Talvez alguns até desconhecidos para algumas crianças.



Exploraram as conchas, colocando-as próximo ao ouvido para escutar o som do mar. Todos se manifestaram dessa forma. Conseguiram classificar as conchas por tamanhos, texturas, formas e cores, apesar de que a maioria delas eram brancas. 
Ficamos maravilhadas com a participação do grupo e a capacidade de inteligência dos mesmos em fazer uso daquelas conchas. Conseguiram criar e recriar ao mesmo tempo, dando significado para as brincadeiras que elaboravam. Após explorarem, manusearem e construírem diversos conceitos, passamos para a apresentação da argila, da qual foi retirada da caixa por uma das crianças.


As crianças descobriram também os casquinhos de madeira e o musgo (muito usados para enfeitar vasos de flores). A areia mágica foi muito apreciada por eles! Esta areia foi comprada na loja IMAGINARIUM, é importada e parece ser realmente mágica! É uma espécie de massa de modelar! Esfarela e modela ao mesmo tempo! Apropriada para trabalhar com as crianças a linguagem plástica e a relação com a natureza.
A argila, o musgo e os casquinhos de madeira, deixamos para explorar em outro momento, pois o interesse maior do grupo foi com a areia e as conchas.
Ficaram super concentrados, brincando nas mesas com peneiras, pás, forminhas e baldes. Modelaram várias formas, criaram novas possibilidades de aprendizagem. Socializaram ideias uns com os outros. Concentraram-se por quase 40 min e não manifestaram interesse em ir para o parque. Somente após muita insistência, é que conseguimos convencê-los.






Outra proposta foi a ida a horta para conhecer outros elementos da natureza como os bichinhos da terra, fazer a limpeza do canteiro para o plantio de mudinhas e sementes. Foram momentos de muito envolvimento e experimentações.








Nossa intenção era dar continuidade ao processo de descobertas fora da sala, coletando o maior número possível de materiais.
Não demorou muito para que uma criança aparecesse com as mãos cheias de folhas secas e flores. Chegou próximo de mim e disse: “Pof, é da natueza!” Logo, apareceu outro amigo com o balde de praia com folhas e galhos e também com algumas pedrinhas. As demais crianças deram preferência em explorar os brinquedos do parque.
No dia seguinte, realizamos um passeio aos arredores da creche com o intuito de observarmos os espaços e coletarmos mais materiais para o nosso cantinho dos elementos da natureza. Nossa intenção é montar coleções com os materiais naturais, promovendo assim, a consciência socioambiental nas crianças.  Ainda não conseguimos concluir o espaço para estes materiais, devido as outras demandas programadas para a semana.





Ao sairmos do portão já nos deparamos com uma cadelinha muito simpática, que fez questão de nos acompanhar desde o início da nossa caça ao tesouro até o retorno para a unidade.
Fizemos uma caminhada curta, aos arredores dos muros da creche. Paramos algumas vezes para apanhar os elementos da natureza que encontrávamos no caminho. As crianças levaram as sacolas retornáveis e alguns baldes. Conseguimos coletar folhas secas, gravetos, areia, pedras, flores, caroços e sementes de frutos.




Paramos um pouco para brincarmos com a cadelinha no campo de futebol, ao lado da creche. Corremos muito ao lado da nossa mais nova amiga. Foi muito divertido e prazeroso para as crianças esse momento! Além de, proporcionarmos novos conhecimentos e ampliação de repertório para os pequenos, os mesmos puderam se sentir livres e independentes ao ter que explorar novos ambientes desconhecidos para o grupo, bem como, fazer novas amizades com os animais que a natureza nos oferece.
Conversamos sobre o cuidado com os seres vivos, principalmente com os animais. A cachorrinha parecia já está familiarizada com todos, correndo e subindo nas crianças. A princípio, Davi e Bernardo ficaram com receio de correr, mas logo, se propuseram a brincar junto com os demais.
Com tudo isso, ao chegarmos na creche, algumas crianças ainda estavam dispostas a continuar com sua investigação, procurando no parque mais materiais para levarmos à sala.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário