quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Passeio ao Camping do Rio Vermelho

No dia 18 de agosto o  Grupo 4 das professoras Bruna e Rosângela, realizou um passeio ao Camping do Rio Vermelho. O objetivo da proposta foi conhecer o espaço, saber um pouco mais sobre algumas espécies da flora local, conhecer o processo de compostagem do material orgânico, as possibilidades de plantio de hortaliças e oportunizar a interação das crianças entre os pares e com os adultos.
Seguem as fotos e o relato da professora Bruna.
Ainda na creche combinamos que nosso passeio seria uma pesquisa científica, todos deveriam ficar bem atentos para ver, sentir, observar: as plantas, frutas, insetos, animais...do nosso planeta Terra. Percebi as crianças saindo da creche cheias de orgulho, entusiasmo, pareciam se sentirem responsáveis.
No caminho, aguenta ansiedade!
Enfim chegamos, fizemos nosso pic nic...ow alegria! Fomos então ao nosso roteiro, guiados por três monitores. Um dos monitores começou contando sobre os animais que vivem naquela região, falou que tem um passarinho que gosta muito de comer banana, uma criança rapidamente respondeu: “é, é o pássaro- macaco”...

 As crianças visitaram a horta, sentiram o aroma de algumas ervas, se encantaram ao ver borboletas e joaninhas...conheceram a planta do trigo, que depois vira farinha de trigo para fazermos bolos e pães. Visitaram uma estufa com mudinhas bem pequenas. Os monitores abriram um tronco de árvore (velho)onde havia um formigueiro, a turma pôde contemplar a engenharia das formigas. Também viram um pequeno lago com plantas aquáticas, onde segundo os monitores morava um sapo, porém ele não estava lá, as crianças saíram à procurar!

 Ainda pudemos contemplar um enorme cupinzeiro, onde uma lagarta passeava lentamente. Tivemos a oportunidade de ver minhocas e centopéias, os monitores ofereceram para as crianças pegarem em suas mãos, no entanto poucos tiveram audácia para tal experiência!


 Nosso grupo ainda foi agraciado com um teatro de fantoches realizado pelos monitores, onde o tema central era a decomposição de alimentos,a construção de composteiras e seu funcionamento.


 Para finalizar nosso passeio, nos divertimos aproveitando o parquinho e academia de ginástica, existentes no espaço do camping.



Quando nos organizamos para voltar à creche ouvíamos das crianças os seguintes comentários: “isso aqui é muito divertido”, “muito bom, né! Que legal!”.
Enfim nosso passeio experiência foi ótimo!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário