segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Festa Cultural Japonesa



No dia 17/09/14 (quarta-feira) nas dependências da Creche Idalina Ochôa realizamos a Festa Cultural Japonesa. Neste dia aconteceram diversas propostas de atividades para as crianças. As crianças e profissionais de sala juntamente com o apoio e parceria da equipe pedagógica e demais funcionárias da instituição preparam os espaços da creche com decorações relacionadas à cultura que foi pesquisada ao longo dos meses de agosto e setembro. As crianças não somente contribuíram nas decorações com suas criatividades, tiveram a oportunidade de participar da culinária, das brincadeiras, das histórias, das confecções de artesanatos e dos instrumentos musicais... Enfim contribuíram para tornar nosso ambiente mais significativo e prazeroso.


A Festa foi organizada nos dois períodos com oficinas. Pela manhã as crianças puderam participar do cineminha com contos japoneses e da sala de massagem com técnicas da cultura e do almoço especial preparado por nossas cozinheiras, à base de yakisoba (considerado uma refeição oriental) com caldinho de feijão (molho shoyo adaptado) e salada. Não poderíamos deixar de oferecer o hashi para as crianças experimentarem um outro modo de se alimentar.


 

No período da tarde organizamos os espaços como o restaurante Japonês, com direito a apresentação de um sushiman e degustação de sushis, estúdio fotográfico com pinturas, maquiagens, penteados e vestimenta a caráter, apresentação do alfabeto japonês com tatuagens (este já havia sido apresentado para as crianças anteriormente), mensagens para a árvore da felicidade, apresentação de uma dança realizada pelo grupo 2/3. Para este dia também estava marcada a apresentação do judô com o professor Glauber pai de de uma criança do grupo 2/3 com seus alunos e seu filho, mas infelizmente aconteceram contratempos e o mesmo não pôde comparecer.




No lanche da tarde foi servido cup cake, moti (bolinho de arroz com ervas finas e queijo) e suco de laranja. Toda culinária foi adaptada: no lugar do molho shoyo, o caldo de feijão, ao invés de utilizarmos algas para o sushi, utilizamos folhas de couve e de alface. Para o recheio tivemos frutas como manga e morango, vegetais como pepino e cenoura e atum desfiado. Tudo pensado e organizado conforme orientações da nutricionista, respeitando a portaria de alimentação escolar.


Cineminha com animes e lendas japonesas.


Percebemos o entusiasmo e o entendimento das crianças ao proporcionarmos momentos de interações que pudessem contribuir para a ampliação de conhecimentos. A cultura, os costumes, as tradições do povo Japonês e a maneira como devemos respeitar as diferenças culturais, foram exploradas a cada instante.
No dia 18/09 tivemos a apresentação do Karatê ( arte marcial japonesa) realizado pelas crianças da Escola Adotiva Liberatto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário