domingo, 3 de abril de 2016

Explorando as Sensações e Criando Vínculos



No dia 01/04 (sexta-feira) foi realizado na sala do grupo3B durante o período matutino com as profissionais Rosane e Marcele um momento de relaxamento do corpo. Os espaços foram pensados e organizados de forma a atender ao grupo, buscando-se a aproximação física e afetiva, bem como promover um ambiente estimulativo, aconchegante e prazeroso, ao som de músicas clássicas e relaxantes.

Além disso, o ambiente foi preparado com jogos de luzes coloridas, permitindo a estimulação visual do grupo. Nossos amigos aproveitaram ao máximo os momentos planejados para a realização da massagem corporal.


As crianças ficaram deslumbrados ao ver as luzes se movimentando de um lado ao outro e ao som das palmas mudarem de cor.  Então foram convidadas a ajudar, organizar e preparar o ambiente, buscando edredons para escurecer a sala e ser colocados nas janelas. Também auxiliaram na busca dos colchonetes e trabalhamos a autonomia de cada criança, solicitando que tirassem seus calçados e camisas.

   As luzes coloridas e o som ambiente com músicas relaxantes, clássicas e da natureza contribuíram para que o grupo se concentrasse e se envolvesse do começo ao fim. As trocas de carinho e afeto foram importantíssimas para que as crianças se percebessem enquanto grupo e pertencentes àquela sala.

Conversamos sobre as partes do corpo, proporcionando o contato físico e criando vínculos de afetividade. Entregamos creme corporal para as crianças e um massageador (este teve que ser socializado com todos), pois só conseguimos um aparelho.



Foi muito legal e prazeroso poder ter compartilhado desse momento com as crianças. Como nosso grupo é novo e a maioria das crianças nunca frequentou uma creche, as propostas que apresentamos através daquilo que percebemos diante das necessidades e interesses de cada um, é sempre muito bem aceita por eles. Manifestam-se com empolgação, envolvimento e alegria!

           Parabéns professoras pelo sucesso da proposta!

Um comentário:

  1. Meus parabéns... legal é uma ótima ideia para as crianças ter um momento de interação juntamente com os colegas e professoras.

    ResponderExcluir