domingo, 3 de abril de 2016

Interação Sensações Corporais

Aconteceu no dia 31/03. Conforme planejado coletivamente na reunião pedagógica do dia 12/02.
Objetivo/s: Por quê?
Promover a interação entre as crianças de diferentes faixas etárias;
Oportunizar o contato com diferentes elementos proporcionando a brincadeira e sensações corporais.

Propostas
Grupos –
 Mat
Grupos  -  Vesp
Balão com Anilina
G 5
G5/6
Gelatina com bichinhos
G3 A
G4
Brinquedos no gelo
G3 A
G4
Bolinhas que crescem
G6
G3B
Varal aromático
E.F.
E.F.

Veja alguns momentos:



No espaço com balões montado na casinha do parque, no período matutino, demonstraram grande satisfação ao brincar e  seguiram as orientações:   respeitaram a fila para entrar na casinha, e esperaram tranquilamente por sua vez. Brincaram com os balões e bolinhas jogando para cima, pulando de um lado para outro.  




Para o grupo 5/6, esses arranjos espaciais possibilitaram s crianças fazerem escolhas, querendo experenciar tudo, elas iam e viam em um frenesi, se atendo mais na seção de massagem, e nas bolinhas gel. Enquanto outras brincavam na casinha de bolinha, percebeu-se a preocupação dos maiores em relação aos menores, mas quando estes se viram sozinhos, ficaram mais a vontade, jogaram, interagiram entre si, gostaram mais quando puderam mergulhar e estourar os balões, aí foi uma festa.


No período matutino, no espaço da gelatina, bolina e gelo, muitas as crianças além de mexer na gelatina, questionaram se podiam comer, outras arriscaram experimentar sem avisar.   Enquanto participavam faziam alguns comentários como : “a gelatina é gelada mas o gelo é mais”; “vamos esfregar com a esponja para retirarmos os bichinhos”; “o gelo que derreteu ficou água gelada”; etc. Também relataram que gostaram bastante desse espaço.



O espaço do varal aromático foi bem tranquilo, sem muito movimento, as crianças que se interessaram ficavam circulando por ali, e de vez em quando vinham sentir os cheirinhos, e o que mais agradou foi o cheiro de perfume, que elas achavam “gostoso”. Algumas crianças fechavam os olhos para sentir o cheiro, outras, de longe diziam que era ruim. Galhinhos de plantas aromáticas ficavam pendurados nas árvores e brinquedo do parque.




As crianças maiores ajudaram e brincaram com as crianças menores, orientando para que os mesmos não jogassem as bolinhas para fora da casinha.  Foi bem divertido e as crianças deram boas risadas, e também se assustaram quando alguns balões por ventura acabaram estourando. Algumas crianças fizeram alguns relatos, como por exemplo:  gostariam de ter uma casinha igual a da creche cheia de balões; outras falaram  que nunca tinham entrado em uma casinha assim com balões. 



Foi possível perceber as crianças cheirando os sachês pendurados com ervas aromáticos e ervas medicinais, assim como nos potinhos observavam as diferenças de texturas e cheiros.



As crianças circulavam por todos os espaços com empolgação e curiosidade, porém ouve um maior interesse pelo espaço da massagem, das bolinhas, gelatina e gelo.




Nessa proposta de hoje, as sensações corporais foram intensas! Percebemos que para as crianças foi uma experiência diferente no  parque. Acompanhamos o espaço da massagem e ali as crianças escolhiam: ”Eu quero massagem com creme!” ou “Eu quero com aparelho!” Algumas relaxavam bem e se ficassem mais tempo poderiam cochilar... Outras ainda sentiam cócegas com a massagem do aparelho. Não foi possível circular pelas outras propostas devido ao movimento intenso aqui na massagem, mas pudemos observar dali que, todas outras propostas estavam sendo bem exploradas pelas crianças. 





No período vespertino, foi possível ver a alegria estampada em cada rosto. A mesa onde estavam expostas a gelatina e o gelo, foi a que mais apreciaram, pois não cansavam de ficar remexendo a gelatina com as mãos e a sentir o frio do gelo entre seus dedos. As crianças fizeram alguns comentários, como por exemplo: “Não queremos sair daqui é muito legal ficar mexendo na gelatina e no gelo!”;“Professora, dá pra comer?”;“Que cheiro gostoso tem essa gelatina!” Foi muito gratificante para  as crianças, visto que, só pararam mesmo quando a gelatina e o gelo  transformaram-se  em estado líquido novamente.



Piscina de balões, gelatina e gelo com brinquedos e bolas que crescem  na água, fizeram parte do espaço organizado para o grupo 2. Nesse espaço, a diversão foi geral: crianças tentando nadar nos balões, experimentando a gelatina e bolinhas sendo jogadas ao chão foram algumas das atitudes observadas de nossos pequenos, os quais demonstraram prazer e satisfação ao participarem das propostas. Na piscina de bolinhas com as crianças menores houve olhar atento e preocupação das professoras, pois os balões estouravam e elas colocavam na boca. Outras diferentes reações também fizeram parte deste momento, desde levar um susto com a temperatura do gelo até a satisfação de saborear a gelatina.


O Grupo 3B ficou responsável pelo ambiente das bolinhas que crescem. Desde a abertura da interação foi um espaço muito visitado, nosso Grupo logo se posicionou e iniciou a exploração das bolinhas: “É molhado!”, disse uma criança e outra complementou: “É molhado e lisinho!”. Todos adoraram a sensação de mergulhar as mãozinhas e esfregá-las entre as bolinhas, erguendo as mãos, deixando as bolinhas escorrerem entre os dedos! 



      As bolinhas eram de cores e tamanhos diferentes e logo foram percebidas, principalmente pelas crianças dos Grupos 4 e 5/6, que ficaram por muito tempo separando-as e comparando essas diferenças. Por fim, as meninas do Grupo 5/6, que já estavam experimentando a textura das bolinhas desde o início, espremeram as bolinhas, formando uma verdadeira “meleca”, como relatou uma criança. O espaço foi muito bem aceito e explorado pelos pequenos, inclusive por aqueles que preferiram não se arriscar em colocar a mão, mas observavam atentamente!





Experiências e vivencias assim, fazem a diferença num espaço de educação infantil. Nossa interação estava ótima, as crianças se divertiram/aprenderam e as professoras se dedicaram fazendo o melhor pelas crianças.
Parabéns Idalinetes!










Nenhum comentário:

Postar um comentário