segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Interação Dia da Fantasia 2 em 05/11/2014


Os objetivos da referida interação foram:
  • Promover a interação entre crianças de diferentes faixas etárias; 
  •  Oportunizar a escolha de roupas e objetos, ofertados no espaço da fantasia;
  • Trabalhar a autonomia na troca das roupas; 
  •  Envolver as crianças no faz de conta, oferecendo fantasias de diferentes personagens.

Desenvolvimento:
 Nesse dia dividimos os grupos em dois blocos de quatro em cada período, em cada espaço teve um grupo responsável, que ficou assim organizado:
Propostas
Matutino
Vespertino
Fantasias
 Ed. Física
Ed. Física
Pintura de Rosto
G4/5
G5
Penteado
G6
G4
Manicure
G3/4
G2/3

G1
G2
   Os grupos 1 e 2 não ficaram responsáveis por nenhum espaço, pois são crianças muito pequenas necessitando de atenção durante todo o tempo, das duas profissionais de sala. 

Organizamos o espaço das fantasias e manicure no refeitório e os espaços de penteados e pintura de rosto no espaço da Ed. Física com música para animar a criançada.
 
 Nas fantasias, como sempre, as crianças vieram rápido procurar suas fantasias favoritas: as meninas os vestidos e os meninos de super heróis. Teve quem se frustrou um pouco, pois só tinha uma fantasia de batman, escolhida por um menino, deixando os amigos desanimados, mas fomos negociando e depois dele outros dois amigos da sala ainda usaram. Para as meninas não foi tão difícil, pois haviam mais vestidos, mesmo assim logo acabaram as opções, as meninas do G6 foram mais rápidas, escolhendo os melhores modelitos, deixando pra trás as menores. 


 As professoras dos grupos menores ajudavam e se empolgavam com as produções dos pequenos, clicando muitas vezes. Alguns grupos de meninas e meninos, após produção com pintura e penteados, dançavam no espaço externo, ou simplesmente desfilavam pelos espaços, também tinham aqueles mais agitados que corriam pelo corredor acendendo e apagando as luzes. 


Segundo a professora Solange “O grupo do G1 participou bastante, teve aqueles que choravam, mas com o carinho dos grupos maiores logo pararam. Colocamos neles as fantasias, mas teve crianças que se manifestou pegando chapéu, fantasia. Dançamos e nos divertimos muito nesse momento de interação. Ah! Os que estavam com fantasia chegavam a fazer pose para bater foto. Acredito que essa interação é muito importante para os grupos, além de interagirem cuidam dos pequenos.”
                                                  
No espaço da fantasia tivemos a ajuda valiosa da Fátima pela manhã e à tarde além dela, também a Luciana, foi bem divertido!! Me chamou a atenção quando o menino do G6 veio nos questionar, se o grupo “do meio” (sala do seu irmão) não viria na interação. Então sugerimos que ele fosse lá na sala pedir à professora do grupo 2/3 que deixasse seu irmão participar com ele. E assim o fez e pode participar da interação com seu irmão. Segue registros das professoras dos grupos:
 
 Também tivemos o depoimento de outras professoras que participaram da interação:
“Espaço Manicure – A maioria das crianças passaram por esse espaço, geralmente as meninas do G6, G3/4 e G4/5 foram as que mais ficaram e pintaram as unhas. O G1 não participou desse espaço, de repente pelo fato de serem pequenos. Observamos que teve bastante movimento nessa oficina, que quem passou por lá, saiu com as unhas pintadas, coloridas.”
                                    Reg.  Profªs Josi e Vanessa – Grupo 3/4.

“Pintura de Rosto – Foi grande a procura, principalmente dos grupos maiores. Os mais pedidos foram os carros, batman, hulk, aranha, tigres, flores e borboletas. Acreditamos que não deu para atender todas as crianças, mas se divertiram bastante durante a manhã. Seria bom colocar mais uma pessoa para ajudar, para atendermos mais crianças.”
                                  Reg. Profªs Cláudia e Larissa – Grupo 4/5. 

    

“As crianças do grupo 6 se divertiram com a interação, pois os meninos usaram fantasias e reuniram para brincar com o mais fantasiado, as meninas pintaram as unhas, todos pintaram o rosto e dançaram no pátio. Foi bem divertido e legal, eles só reclamaram na hora de voltar para sala. Nosso grupo ficou responsável pela oficina de penteados, as meninas procuraram mais e a maioria queria rabo de cavalo e trança. É bem importante essa interação, porque tem crianças que encontram os irmãos e os amigos fora de sala.”
                                              Reg. Profªs Simone e Mariângela – Grupo 6.
Pintura de Rosto: “A interação se tornou num momento muito legal e divertido às crianças, pois elas puderam explorar diversos espaços organizados, sendo um com fantasias, outro com materiais de salão de beleza esmaltes e o último com pintura de rosto.
Destacamos especialmente que foi através da pintura de rosto que verificamos a felicidade das crianças em participar deste momento de interação, bem como, pudemos identificar os desejos dos meninos em fazer em seus rostos uma pintura dos super heróis como: o Homem Aranha, o Super Homem e o Batmam. Já as meninas, preferiram usar a maquiagem, pedem para colocar batom e sombra nos olhos. Portanto, tivemos muita procura por parte das crianças na pintura de rosto, mesmo não tendo habilidade em desenhar com os pincéis e as tintas.”
                                                              Reg.  Profª Ladjane – Grupo 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário