Os objetivos da referida interação foram:
- Promover a interação entre crianças de diferentes faixas etárias;
- Oportunizar a escolha de roupas e objetos, ofertados no espaço da fantasia;
- Trabalhar a autonomia na troca das roupas;
- Envolver as crianças no faz de conta, oferecendo fantasias de diferentes personagens.
Desenvolvimento:
Nesse dia dividimos os grupos em dois
blocos de quatro em cada período, em cada espaço teve um grupo responsável, que
ficou assim organizado:
Propostas
|
Matutino
|
Vespertino
|
Fantasias
|
Ed. Física
|
Ed.
Física
|
Pintura
de Rosto
|
G4/5
|
G5
|
Penteado
|
G6
|
G4
|
Manicure
|
G3/4
|
G2/3
|
G1
|
G2
|
Os grupos 1 e 2 não ficaram responsáveis
por nenhum espaço, pois são crianças muito pequenas necessitando de atenção
durante todo o tempo, das duas profissionais de sala.
Organizamos o espaço das fantasias e manicure no refeitório e os espaços de penteados e pintura de rosto no espaço da Ed. Física com música para animar a criançada.
Organizamos o espaço das fantasias e manicure no refeitório e os espaços de penteados e pintura de rosto no espaço da Ed. Física com música para animar a criançada.
Nas
fantasias, como sempre, as crianças vieram rápido procurar suas fantasias
favoritas: as meninas os vestidos e os meninos de super heróis. Teve quem se frustrou
um pouco, pois só tinha uma fantasia de batman, escolhida por um menino,
deixando os amigos desanimados, mas fomos negociando e depois dele outros dois
amigos da sala ainda usaram. Para as meninas não foi tão difícil, pois haviam mais vestidos, mesmo assim logo acabaram as opções, as
meninas do G6 foram mais rápidas, escolhendo os melhores modelitos, deixando
pra trás as menores.
As
professoras dos grupos menores ajudavam e se empolgavam com as produções dos
pequenos, clicando muitas vezes. Alguns grupos de meninas e meninos, após
produção com pintura e penteados, dançavam no espaço externo, ou simplesmente
desfilavam pelos espaços, também tinham aqueles mais agitados que corriam pelo
corredor acendendo e apagando as luzes.
Segundo a professora Solange “O
grupo do G1 participou bastante, teve aqueles que choravam, mas com o carinho
dos grupos maiores logo pararam. Colocamos neles as fantasias, mas teve
crianças que se manifestou pegando chapéu, fantasia. Dançamos e nos divertimos muito nesse momento de interação. Ah! Os
que estavam com fantasia chegavam a fazer pose para bater foto. Acredito que
essa interação é muito importante para os grupos, além de interagirem cuidam
dos pequenos.”
No espaço da fantasia tivemos a ajuda
valiosa da Fátima pela manhã e à tarde além dela, também a Luciana, foi bem
divertido!! Me chamou a atenção quando o menino do G6 veio nos questionar, se
o grupo “do meio” (sala do seu irmão) não viria na interação. Então
sugerimos que ele fosse lá na sala pedir à professora do grupo 2/3 que deixasse
seu irmão participar com ele. E assim o fez e pode participar da interação
com seu irmão. Segue registros das professoras dos grupos:
“Espaço
Manicure – A maioria das crianças passaram por esse espaço, geralmente as
meninas do G6, G3/4 e G4/5 foram as que mais ficaram e pintaram as unhas. O G1
não participou desse espaço, de repente pelo fato de serem pequenos. Observamos
que teve bastante movimento nessa oficina, que quem passou por lá, saiu com as
unhas pintadas, coloridas.”
Reg. Profªs Josi e Vanessa – Grupo 3/4.
“As crianças do grupo 6 se divertiram com a interação, pois os meninos usaram fantasias e
reuniram para brincar com o mais fantasiado, as meninas pintaram as unhas,
todos pintaram o rosto e dançaram no pátio. Foi bem divertido e legal, eles só
reclamaram na hora de voltar para sala. Nosso grupo ficou responsável pela
oficina de penteados, as meninas procuraram mais e a maioria queria rabo de
cavalo e trança. É bem importante essa interação, porque tem crianças que
encontram os irmãos e os amigos fora de sala.”
Reg. Profªs Simone e Mariângela – Grupo
6.
Pintura de Rosto:
“A interação se tornou num momento muito legal
e divertido às crianças, pois elas puderam explorar diversos espaços
organizados, sendo um com fantasias, outro com materiais de salão de beleza
esmaltes e o último com pintura de rosto.
Destacamos
especialmente que foi através da pintura de rosto que verificamos a felicidade
das crianças em participar deste momento de interação, bem como, pudemos
identificar os desejos dos meninos em fazer em seus rostos uma pintura dos
super heróis como: o Homem Aranha, o Super Homem e o Batmam. Já as meninas,
preferiram usar a maquiagem, pedem para colocar batom e sombra nos olhos.
Portanto, tivemos muita procura por parte das crianças na pintura de rosto,
mesmo não tendo habilidade em desenhar com os pincéis e as tintas.”
Reg. Profª Ladjane – Grupo 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário