segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Interação Desafios Corporais



Aconteceu no dia 23/10/2014 no período matutino participaram 4 grupos e no vespertino os outros 4 grupos da creche. O parque da frente estava todo organizado pela professora Denize com circuito para desafios corporais: cama de gato com elásticos, arcos suspensos, percurso com blocos lógicos, túneis, cadeiras, além da piscina de bolinhas e bolas coloridas.
As crianças brincaram muito com as bolas coloridas que rolavam de um lado para o outro, possibilitando que eles  se movimentassem por todo o espaço. Mas, ao chegar próximo da cama de gato geralmente erguiam o elástico, sem passar por ele enquanto desafio. Neste momento procuramos incentivá-los a superar o obstáculo com o corpo, abaixando-se, passando por cima. Havia a necessidade de um adulto orientá-los e ensinar como brincar em cada espaço. 
As professoras mediavam o espaço da piscina de bolinha em algumas ocasiões o percurso dos blocos lógicos. Quando eram incentivados pelos adultos as crianças participavam das propostas. Tivemos a participação de algumas crianças dos grupos maiores que promoveram a interação com as crianças menores ao brincar na piscina de bolinhas, também exploraram o circuito nos espaços do túnel, corda bamba e a cama de gato, incentivando a participação dos menores.
 
No parque em que estavam as crianças dos grupos maiores a diversão e ampliação dos movimentos corporais foi intensa, pois as crianças demonstravam alegria e satisfação diante dos desafios apresentados. 
A professora Denize disponibilizou também bolinha de sabão, brincadeira esta que chamou a atenção e envolveu um grande número de crianças, ora soprando, ora correndo atrás das bolinhas.  
 
Teve criança que ficou por um longo período com a bolinha de sabão e não queria partilhar com os pares. Como outras crianças também queriam brincar, orientamos para que ela explorasse outros espaços e brinquedos, mas a referida criança não queria, ficou sozinha por um tempo. Uma amiga a convidou sem sucesso, mas não resistiu ao convite da professora e logo foi se divertir com as bolas coloridas.
Teve outra criança que brincou muito, explorou todos os espaços, mostrando autonomia criando seus próprios enredos.
Finalizando o relato, a interação oportunizou encontros, possibilitou a ampliação dos movimentos corporais e a ressignificação de brincadeiras. No entanto, ainda há muito que complexicar nestes aspectos, haja visto que a participação do adulto é de suma importância para que as crianças se sintam atraídas por estes tipos de propostas e aprendam a brincar ampliando a autonomia.
Registro realizado pela supervisora Dirce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário