Aconteceu no dia 17/11/2014 com a organização abaixo descrita:
Propostas
|
Grupos
– Mat.
|
Grupos
– Vesp.
|
Sala
sensorial: escura, com tapetes de algodão, lixa, plástico bolha, contact e
areia
|
Grupo
4 e Grupo 5
|
Grupo
3/4
|
Sala
auditivo/visual:
Com
som, balões e fitas coloridas, jogo de luz e conchas penduradas
|
Grupo
2/3
|
Grupo
4/5 e Grupo 6
|
Espaço
Corporal com ginástica e alongamento em duplas
|
Ed.
Física
Grupo
2
|
Ed.
Física
Grupo
1
|
REGISTRO:
Nossa interação das
sensações foi um verdadeiro sucesso, com intensa participação das professoras
na organização dos espaços, fazendo toda a diferença no resultado do trabalho.
A sala sensorial foi preparada com caixas onde
as professoras (G3/4 e 4) colocaram muitas opções para além daquelas previstas,
tinha: fibra (no lugar do algodão), lixa, plástico bolha, areia fina, pedras
redondas, folhas secas, copos plásticos pequenos, gelo e água morna. No período
matutino Bruna secava os pés das crianças com secador após molharem com água
morna, foi a sensação!!
Na sala auditivo-visual
as crianças curtiram muito o jogo de luz, os balões coloridos e ao som dos
passarinhos num ambiente gostoso e atraente. No espaço corporal colocamos
música e com creme as crianças faziam massagem nas partes do seu corpo e dos
amigos, depois fizemos ginástica para completar a alegria da criançada. Os
pequenos amaram a massagem e o cuidado e carinho dos maiores, foi muito legal!!!
Segue o registro das
professoras envolvidas na interação:
Espaço
Auditivo-visual
“O movimento das luzes
piscando, a música do canto dos pássaros, fitas e balões coloridos embalaram
nosso espaço sonoro-visual. As crianças interagindo com seus pares e diferentes
faixas etárias, numa brincadeira divertida e estimulante.”
Profª Carla – Grupo 2/3 – Matutino.
“Na sala do G4/5
organizamos o espaço com balões, fitas, luzes, casinha, perfume, músicas com
sons da natureza.
Tudo pronto! Agora só
faltam as crianças! E lá vem elas, com olhares atentos, um pouco agitados, mas
curiosos para ver o que havia ali. As luzes giravam se mexiam e despertavam
diferentes sensações e reações nas crianças. Os menores demonstravam um certo
medo e insegurança.
As crianças um pouco
maiores imitavam passarinhos voando, mexiam nos balões e se divertiam, E as
crianças “grandes” deitavam-se no chão onde refletiam as luzes, ampliavam os
movimentos de várias formas, jogavam balões...Enfim, dos menores aos maiores
todos adoraram este espaço, que além de tudo estava bem cheiroso, hum...!!!!!”
Profª Juliana – Grupo4/5 – Vespertino.
Tapete
das Sensações
“O tapete das sensações
envolveu bastante as crianças. A maioria das crianças quis passar nele muitas
vezes.
Houve crianças que
expressavam medo de alguns materiais. Paravam diante deles e não queriam
colocar os pés ali, mas os colegas geralmente estimulavam/encorajavam e aos
poucos foram vencendo o desafio.
As crianças
demonstraram gostar da experiência com as sensações. Contudo eles mostraram
mais empolgação ao experimentar o toque ao gelo, seguindo de água morna e ao
vento do secador. Neste momento ouvíamos gargalhadas e falas como: “Ai que
legal! Gelado, quentinho e bem quente!!”
Profª
Bruna – Grupo 4 – Matutino
“As crianças
participaram ativamente das atividades desenvolvidas nesta interação.
Possibilitando o contato com diferentes materiais que possibilitaram as
crianças, através do toque, sentir a textura e a sutileza dos objetos
oferecidos aguçando e despertando as sensações. Além disso, despertaram a
curiosidade e o conhecimento de novos objetos.”
Profª Márcia – Grupo 5 - Matutino
“Esse espaço das
sensações foi uma sensação, todos que passaram por aqui curtiram muito. No
início tiveram algumas resistências, mas aos poucos foram se soltando.
Percebia-se na
expressão das crianças a cada material explorado que passavam. A princípio
pulavam a bandeja do gelo, mas depois tinha crianças até contando quanto tempo
ficava com os pés no gelo.
Ah! Não posso esquecer
dos bebês, que criaram suas próprias estratégias para superar os desafios passando pelo tapete de mãos dadas com a
professora.
Um outro momento
marcante foi o Grupo 6, que a cada parte do tapete comentavam: “Que gostoso!”,
“Que gelado!” “Eu adorei pisar na areia!” “A pedrinha coça o pé!”
Profª Joselene – Grupo 3/4 – Vespertino
E para finalizar nosso
registro coletivo, aí vai o depoimento das professoras Elizangela e Mirela do
G6 sobre nossas interações:
“Interação,
processo educativo que visa a relação um com o outro de modo afetivo e
participativo. Valoriza os limites e autonomia de cada indivíduo presente no
ambiente.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário