segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Interação Sensações

Aconteceu no dia 17/11/2014 com a organização abaixo descrita:                                                                                         
    Propostas
    Grupos – Mat.
    Grupos – Vesp.
    Sala sensorial: escura, com tapetes de algodão, lixa, plástico bolha, contact e areia

    Grupo 4 e Grupo 5

    Grupo 3/4
    Sala auditivo/visual:
    Com som, balões e fitas coloridas, jogo de luz e conchas penduradas

    Grupo 2/3

    Grupo 4/5 e Grupo 6
    Espaço Corporal com ginástica e alongamento em duplas

    Ed. Física
    Grupo 2

    Ed. Física
    Grupo 1


    REGISTRO:
    Nossa interação das sensações foi um verdadeiro sucesso, com intensa participação das professoras na organização dos espaços, fazendo toda a diferença no resultado do trabalho.
     A sala sensorial foi preparada com caixas onde as professoras (G3/4 e 4) colocaram muitas opções para além daquelas previstas, tinha: fibra (no lugar do algodão), lixa, plástico bolha, areia fina, pedras redondas, folhas secas, copos plásticos pequenos, gelo e água morna. No período matutino Bruna secava os pés das crianças com secador após molharem com água morna, foi a sensação!! 
    Na sala auditivo-visual as crianças curtiram muito o jogo de luz, os balões coloridos e ao som dos passarinhos num ambiente gostoso e atraente. No espaço corporal colocamos música e com creme as crianças faziam massagem nas partes do seu corpo e dos amigos, depois fizemos ginástica para completar a alegria da criançada. Os pequenos amaram a massagem e o cuidado e carinho dos maiores, foi muito legal!!!


    Segue o registro das professoras envolvidas na interação:
    Espaço Auditivo-visual
    “O movimento das luzes piscando, a música do canto dos pássaros, fitas e balões coloridos embalaram nosso espaço sonoro-visual. As crianças interagindo com seus pares e diferentes faixas etárias, numa brincadeira divertida e estimulante.”         
                                                                   Profª Carla – Grupo 2/3 – Matutino.
    “Na sala do G4/5 organizamos o espaço com balões, fitas, luzes, casinha, perfume, músicas com sons da natureza.
    Tudo pronto! Agora só faltam as crianças! E lá vem elas, com olhares atentos, um pouco agitados, mas curiosos para ver o que havia ali. As luzes giravam se mexiam e despertavam diferentes sensações e reações nas crianças. Os menores demonstravam um certo medo e insegurança.
    As crianças um pouco maiores imitavam passarinhos voando, mexiam nos balões e se divertiam, E as crianças “grandes” deitavam-se no chão onde refletiam as luzes, ampliavam os movimentos de várias formas, jogavam balões...Enfim, dos menores aos maiores todos adoraram este espaço, que além de tudo estava bem cheiroso, hum...!!!!!”
                                                              Profª Juliana – Grupo4/5 – Vespertino.







    Tapete das Sensações
    “O tapete das sensações envolveu bastante as crianças. A maioria das crianças quis passar nele muitas vezes.
    Houve crianças que expressavam medo de alguns materiais. Paravam diante deles e não queriam colocar os pés ali, mas os colegas geralmente estimulavam/encorajavam e aos poucos foram vencendo o desafio.
    As crianças demonstraram gostar da experiência com as sensações. Contudo eles mostraram mais empolgação ao experimentar o toque ao gelo, seguindo de água morna e ao vento do secador. Neste momento ouvíamos gargalhadas e falas como: “Ai que legal! Gelado, quentinho e bem quente!!”
                                                                     Profª Bruna – Grupo 4 – Matutino
    “As crianças participaram ativamente das atividades desenvolvidas nesta interação. Possibilitando o contato com diferentes materiais que possibilitaram as crianças, através do toque, sentir a textura e a sutileza dos objetos oferecidos aguçando e despertando as sensações. Além disso, despertaram a curiosidade e o conhecimento de novos objetos.”
                                                                  Profª Márcia – Grupo 5 - Matutino
    “Esse espaço das sensações foi uma sensação, todos que passaram por aqui curtiram muito. No início tiveram algumas resistências, mas aos poucos foram se soltando.
    Percebia-se na expressão das crianças a cada material explorado que passavam. A princípio pulavam a bandeja do gelo, mas depois tinha crianças até contando quanto tempo ficava com os pés no gelo.
    Ah! Não posso esquecer dos bebês, que criaram suas próprias estratégias para superar os desafios passando pelo tapete de mãos dadas com a professora.
    Um outro momento marcante foi o Grupo 6, que a cada parte do tapete comentavam: “Que gostoso!”, “Que gelado!” “Eu adorei pisar na areia!” “A pedrinha coça o pé!”
                                                           Profª Joselene – Grupo 3/4 – Vespertino



    E para finalizar nosso registro coletivo, aí vai o depoimento das professoras Elizangela e Mirela do G6 sobre nossas interações:
    “Interação, processo educativo que visa a relação um com o outro de modo afetivo e participativo. Valoriza os limites e autonomia de cada indivíduo presente no ambiente.” 


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário