terça-feira, 26 de agosto de 2014

Brincadeiras de meninos e meninas


Espaços Organizados na interação do dia 11/08/2014:
-Hall – refeitório: fantasias organizadas em araras e acessórios organizados nas mesinhas.
- Casinha parque de trás: loucinhas, bonecas, móveis, jogos, cortina e tapetes, telefones, etc...
- Parque de trás: baldinhos e pazinhas.
-Espaço educação física: amarelinha com papel cartão e amarelinha com bambolê.
Iniciamos a interação com os G 2 e G 3-4 que chegaram observando as fantasias, mas não se demoraram, foram para o espaço da educação física brincar de amarelinha, um pouco tímidos e em volta das professoras.
O G 2 andava de um lado ao outro explorando pouco os espaços organizados, algumas crianças se envolveram mais na brincadeira com a chegada do G 6, umas pulavam amarelinha por imitação acompanhadas das meninas do G6.

 O G 3-4 aos poucos foi se soltando até ir para o parque e casinha. Algumas crianças exploraram a casinha juntas, mas de forma isolada, ficaram todo o tempo da interação neste espaço. Outras aproveitaram os baldes e pás, atraídos pela liberdade do espaço e pela presença do sol. Teve quem encontrou um cantinho perto do portão por longo tempo. Enquanto que outras exploraram um pouco de cada espaço sem concentrar-se em algum.


O G6 foi para as fantasias e incorporaram os personagens conforme a roupa que vestiam: de princesas, desfilavam e ao ver a máquina fotográfica faziam poses para fotos, de bruxa corriam atrás dos amigos imitindo sons e fazendo gestos referentes à personagem. O príncipe todo faceiro dizia ser um príncipe aos olhos tímidos de sua amiga que observava sentada no palco. Enfim, divertiam-se experimentando as roupas e acessórios. As crianças ficaram brincando entre o hall e a amarelinha e ao se encontrarem com o G 2, algumas meninas de mãos dadas com os “bebês” circulavam e pulavam amarelinha, sendo seguidos por outros amigos. A casinha também foi o lugar preferido de alguns meninos do G6 que interagiram bem com o G4 e G3-4. Teve encontro entre irmãs que brincaram na casinha, não frequentaram os outros espaços.
No espaço da amarelinha a falta de envolvimento das professoras fez com que este fosse pouco frequentado principalmente pelos “pequenos” que precisam da mediação do adulto para aprender a brincadeira. Quando alguns amiguinhos do G 6 foram brincar conseguiram despertar a curiosidade das crianças menores do G2 e 3-4.
O G 4 foi direto ao parque e se encantou com a casinha ficando longo tempo brincando. Alguns brincaram somente na casinha, enquanto que outros exploraram diversos brinquedos, mas de modo isolado, assim como algumas crianças pegaram bonecas na casinha e levaram para o parque. Lá aconteceram brincadeiras com  baldinho, pá, se revezaram entre o parque e a casinha. Talvez por falta de convite das professoras este grupo aproveitou somente o parque e a casinha, não foi observada a participação em outros espaços.
A casinha foi eleita como o espaço preferido das crianças, algumas visitaram por curiosidade, outras brincaram por algum tempo e outras durante todo o tempo da interação, foi o espaço mais democrático em que as diversas faixas etárias interagiram sem conflitos. Na casinha havia carrinhos entre eles um da cor rosa, disputado pelas meninas, os de outras cores não despertaram o interesse delas, os meninos não se preocuparam com a cor do brinquedo ou com o toque feminino na organização da casinha, que inclusive foi mais frequentada por eles. Assim como no espaço fantasia prevaleceu a presença do G 6, neste espaço nos deparamos com a carência de fantasias e acessórios para meninos e meninas, os que temos são poucos e não estão em bom estado. Neste espaço observou que na escolha das roupas fica claro a preferência dos meninos por fantasias de super herói, guerreiros, piratas e príncipes e as meninas ainda querem incorporar as princesas de contos de fadas tanto nos vestidos como nos acessórios.
De um modo geral foi um dia tranquilo, iluminado por sol em que as crianças brincaram e exploraram os espaços de modo harmonioso. Falta mais envolvimento das profissionais de sala na organização dos espaços e na mediação das brincadeiras principalmente dos grupos menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário