quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Interação das sensações - 16 de setembro 2015



 Na biblioteca o grupo 5/6 organizou um ambiente com balões coloridos, e compridos, lanternas e tiras de tnt, com óculos e de binóculos de celofane, num ambiente em que a visão era estimulada todo o tempo.





Grupo 6 – Profªs Nívia e Simone
Espaço: Massagem e Audição.
“Vivenciar novas sensações e sentir novos aromas foi o que as crianças tiveram a oportunidade de sentir no cantinho da massagem.
O espaço organizado e a tenda na sala despertaram nas crianças o interesse em participar da massagem, feita pelas profissionais, utilizando também aparelhos diferentes, como: o rolinho, massageador, dentre outros.
O aroma de lavanda, risos, diálogos com os amigos que esperavam sua vez invadiu a sala, e com certeza proporcionou novas possibilidades de interação no espaço da creche.” 


 Na sala do grupo 6, tecidos de tnt coloridas, colchões, músicas suaves e aromatizante, tornaram o ambiente da massagem aconchegante e convidativo.

 Na sala do grupo 3, as professoras organizaram espaço de aromas e sabores, em que as crianças tentavam identificar os cheiros e gostos dos alimentos oferecidos.



Registro 3 – Grupo 3 – Profªs Kellyn e Mayara
“Na sala referência onde tivemos a interação das sensações  olfato e paladar foi presenciado principalmente pelas crianças dos grupos maiores.
A grande maioria das crianças acertava os cheiros e gostos, porém o cravo, a canela e alecrim não souberam identificar.
Foi muito divertido quando sentiam o gosto do sal, faziam careta e falavam “que salgado!” O G2 também esteve em nossa sala com as professoras, mas somente três crianças quiseram participar desta.”

 E no espaço externo da Ed. Física organizamos um tapete sensorial com lixa, fibra de enchimento, areia fina, areia grossa, folhas secas, água gelada e água morna, depois de secar os pés, as crianças ainda tocavam com as mãos em potes pequenos: fibra, lixa, areia, feijão, painço.


As crianças que por ali passavam demonstraram grande satisfação em sentir diferentes texturas com os pés, principalmente quando passavam na água gelada e depois morninha, a procura por esse ambiente foi bem grande, e tinham crianças, principalmente dos grupos maiores que ficaram repetindo o percurso diversas vezes.
A turminha do G2 também participou pela manhã, e o primeiro lugar que passaram foi o espaço do tapete, a maioria deles passou, porém alguns sentiram medo e não passaram.




Registro 2 – Grupo 2 – Profªs Anique e Cláudia
“As crianças do G2 passaram no tapete das sensações, gostaram também do olfato e o paladar e da visão.
Adoraram a visão ficaram brincando com os balões, vendo os binóculos e curtindo as cores.
Apresentaram medo e receio, pelo desconhecido, arriscaram algumas crianças com o incentivo das professoras em participar das interações.





Foi uma interação bem tranquila e organizada, as crianças se envolveram em todos os espaços, explorando e conhecendo diferentes sensações, e as professoras dos grupos estão de parabéns pela organização e grande empenho, não esquecendo também da valiosa colaboração/participação das professoras Sidéria e Lúcia. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário