domingo, 5 de outubro de 2014

Interação Elementos da Natureza

Devido ao grande sucesso dessa interação no 1º semestre, resolvemos repetir no dia 29/09. Nossa intenção era a de envolver as crianças de diferentes grupos no ambiente do refeitório, chamando de 6 à 8 crianças de cada grupo por vez, onde estarão dispostos em mesas: a argila para a construção de uma escultura, e depois iremos oferecer os elementos da natureza para a decoração com: folhas diversas, conchas, sementes, gravetos, flores e grãos diversos.
Objetivos:
·                 Oportunizar momentos de interação entre crianças de diferentes faixas etárias;
·         Estimular a criatividade das crianças, na construção e decoração das esculturas e autonomia na escolha dos elementos;
·         Oferecer diversos elementos da natureza, com diferentes formas e texturas, para a ampliação do conhecimento desses elementos, manipulação e exploração.
Organização:
Nossa interação aconteceu nos dois períodos, sendo que quatro grupos participarão em cada período. Matutino – G1, G2, G4 e G5, e Vespertino – G2/3, G3/4, G4/5 e G6.





 Registro
Começamos a receber as crianças dos grupos 1 e 2 para manipularem a argila. Alguns bebês no G1 não quiseram tocar na argila (pra não se sujar), só no momento da foto, faziam um sorriso maroto. Outros queriam experimentar a argila, literalmente, levando na boca e colocando a língua para fora. Teve quem resistiu a saída da sala, mas depois se envolveu, o grupo 1, no geral, estava animado com a novidade.
O grupo 2 manipulou a argila com vontade, e depois com  ajuda das professoras, decoravam as esculturas com os elementos da natureza, neste grupo, algumas crianças chegaram muito interessadas e logo pegaram a argila que chamavam de massinha, apenas uma resistiu, ficou circulando entre as mesas e não quis participar, diferente de outros, que no início não se interessaram muito e depois ficaram envolvidos com a exploração por um longo período de tempo.
As crianças do G4 e G5 ficaram, na sua maioria, bem concentrados e envolvidos nos seus trabalhos, se esforçando para fazer uma escultura bem caprichada, ficavam bastante tempo escolhendo e decorando os trabalhos, ficou muito bonito!!!
As professoras das salas se dividiram entre a sala e o refeitório, pois as crianças saíam em grupos de 6 à 8, ficando os outros em suas salas. As professoras que acompanhavam as crianças na interação, se envolveram, ajudando na organização dos espaços, incentivando a participação das crianças, sugerindo diferentes materiais para a decoração.
Teve criança do G4 não queria mexer na argila, pois quando chegou à mesa,  que já estava com elementos da natureza (misturados), só queria decorar, foi nesse momento que avaliamos que não seria positivo deixar tudo na mesma mesa, então realizamos a mudança no período vespertino.
Com a parceria das profissionais Márcia Eller, Lúcia e Denize na organização geral, foi muito tranquila e organizada. Porém, como havia citado acima, no período vespertino montamos mesas só de argila, e uma mesa só de elementos da natureza, para não misturar e as crianças poderem curtir a manipulação da argila e criação.
Registro da professora Denize

Nenhum comentário:

Postar um comentário