sexta-feira, 15 de julho de 2016

INTERAÇÃO: “NA ONDA DO SURF"

Data: 22/06 – Quarta-feira
Horário: Matutino: 9h30 às 10h30min
Vespertino: 14h30 às 15h30min
Horário: Matutino - Rodízio dos grupos nas atividades:
Horários/Espaços
Papietagem da prancha (sala G3B)
Pintura da prancha (sala do G5)
Espaço do equilíbrio (espaço da E.F.)
9:30 às 9:50 hs

Dupla 1 (G3A e G3B)

Dupla 2 (G4 e G5)

Dupla 3 (G5/6 e G6)

9:50 às 10:10 hs

Dupla 3(G5/6 e G6)

Dupla 1 (G3A e G3B)


Dupla 2 (G4 e G5)
10:10 às 10:30 hs

Dupla 2(G4 e G5)
Dupla 3 (G5/6 e G6)

Dupla 1 (G3A e G3B)

G1/G2 e demais grupos – Período vespertino
Vídeos: “Tô pegando onda” e “Como se formam as ondas”
REFEITÓRIO - Profissionais Readaptadas (Cris/ Lu)
1 hora
  • As duplas (dois grupos) irão girar nos espaços, ou seja, farão o rodízio, como descrito acima, porém as professoras responsáveis pelos espaços permanecem fixas.
REGISTRO 1: Professora Rosane – Grupo 3B
No dia 22/06 (quarta-feira) foi realizada na Creche Idalina Ochôa, no período matutino a interação sobre o surf. Foram disponibilizados alguns espaços para a realização de oficinas relacionadas ao tema.
Durante o período matutino oferecemos os espaços das salas dos grupos 3B, com a proposta da papietagem da prancha de papelão, do grupo 5, com a pintura das pranchas originais e no refeitório , com os materiais de educação física para a realização de atividades de equilíbrio.
Na sala do grupo 3B, organizamos o espaço para receber primeiramente o grupo 3A junto ao grupo de referência da sala. As crianças do grupo vizinho demonstraram interesse e se envolveram na proposta apresentada, porém por um curto período. Já os nossos anfitriões do grupo 3B, se envolveram pouco e logo se dispersaram. Relacionamos isto ao fato de já terem realizado algumas propostas sobre o assunto, como por exemplo, a fabricação de pranchas com sucatas e pintá-las, vez que este grupo e suas professoras são responsáveis por essa modalidade.
Em seguida, recebemos os grupos 5/6 e 6 que chegaram com muita empolgação e desejo de participar do que estava sendo proposto. Senti um pouco de dificuldades de conversar com as crianças sobre o surf. A sala estava cheia e todos conversavam e perguntavam ao mesmo tempo. Sem falar que somente a professora Miliane que acabou nos auxiliando na produção da prancha e na mediação com os grupos.
Por último, chegaram os grupos 4 e 5. Com estes, foi possível realizar um diálogo e compartilhar ideias e experiências. Consegui conversar sobre a importância dessa modalidade no esporte, seus benefícios para a saúde, o perigo que também o surf traz para quem o pratica e um pouco sobre a valorização dos fabricantes desse material. As crianças permaneceram atentas e concentradas durante a minha fala e algumas até realizaram questionamentos.
Logo em seguida, convidei a todos a participar da confecção da prancha e como a mesma já estava toda preenchida de um lado e estes grupos não haviam participado ainda, tivemos que virá-la e iniciar a papietagem do outro. Foi muito bom ver o desempenho de cada criança a colaborar com a produção do material.
Espero que todos tenham apreciado esses momentos! Espero também que a prancha não leve muito tempo para secar, pois foram muita camadas de papéis, uma em cima da outra, muito grude!
Vale a pena mencionar, que nem todas as profissionais presentes se envolveram! Algumas atenderam as crianças no momento de lavar as mãos e conduzi-las a outros espaços, outras, não participaram da proposta da oficina oferecida.
Durante o período vespertino oportunizamos ao coletivo, o momento do cinema, com direito a um super telão, preparado pelas professoras Denize e Cristiane com vídeos também relacionados ao tema: “Como se formam as ondas” e deveria ter sido apresentado “Tá dando onda” que infelizmente não foi possível devido a falhas técnicas no momento da gravação. Tivemos que improvisar com outros vídeos! Nem por isso as crianças deixaram de curtir e de saborear pipoca nesse momento do cinema na creche.”
REGISTRO 2: Professora Lucília – grupo 4/5B
Foi uma manhã muito prazerosa, as crianças participaram de todas as atividades ofertadas. A atividade que o G4/5B mais se identificou foi a cama elástica. Eles participaram de todas as propostas com muito empenho da papietagem e pintura das pranchas de surf.”
REGISTRO 3: Professora Cleide – Grupo 3 A
As crianças do Grupo 3 A dividiram os espaços da interação com o grupo 3B. Primeiro participamos da papietagem da prancha e o envolvimento foi satisfatório, pois a proposta “competiu” com os espaços “diferentes” que a sala possui; mesmo assim todas as crianças tiveram em proporções diferentes (umas ficaram até convidarmos a irmos para o outro espaço e algumas participaram rapidamente).
No espaço da sala da pintura das pranchas o envolvimento foi bastante significativo, todos queriam participar e assim aconteceu.
Para finalizar o grupo curtiu o espaço de equilíbrio onde puderam se movimentar e “testar” suas habilidades motoras e em especial, o equilíbrio.
Finalizando, as propostas foram muito significativas, pois além de proporcionarem o contato com materiais diferentes (grude, tintas e as pranchas), as crianças tiveram oportunidade de conhecer mais um “elemento” (ou modalidade) de esporte, o surf.”
REGISTRO 4: Professora Mirella – Grupo 4
"Foram três espaços reservados para o nosso divertimento: a sala da pintura com o guache na prancha, a sala para papietar a prancha e o hall com atividades físicas.
O momento mais prazeroso para as crianças foi o pula-pula no hall, e a papietação das pranchas, adoraram colocar a mão no grude, foi a maior lambança.”
REGISTRO 5: Professora Denize – Educação Física
Nossa interação foi um show, nos espaços organizados e preparados para receber as crianças, percebi grande empenho das professoras em deixar tudo pronto para que as crianças pudessem aproveitar da melhor maneira e ter um contato com a modalidade do surf de um jeito diferente, na papietagem da prancha de papelão com grude, na pintura da prancha de resina com tinta e no espaço do equilíbrio, habilidade imprescindível para a prática do surf.
Havíamos planejado o rodízio dos grupos nos espaços, permanecendo 20 minutos em cada um deles, para fechar o horário de permanência das crianças. Também havíamos combinado com as professoras dos grupos de bebês, que iriam participar somente da apresentação dos vídeos no período vespertino, mas com o número reduzido de crianças na creche neste dia (devido ao frio e chuva), convidamos esses grupos para participarem, da forma de fosse mais tranquilo para as professoras, e assim fizemos.
O grupo 1 passou pelo espaço do equilíbrio antes do início do rodízio dos grupos maiores, por ali os bebês passaram e se divertiram com o espaço diferente. O grupo 2 se misturou com os grupos 3 A e 3B, e curtiram junto com eles.
Algumas crianças dos grupos maiores procuravam passar pelos espaços de equilíbrio respeitando, sem derrubar os materiais, outras queriam percorrer rapidamente os espaços e acabavam derrubando, mas a minicama elástica, como sempre, foi o lugar mais disputado entre todos os grupos, a fila estava gigante.
Tivemos alguns contratempos em relação à organização dos grupos no momento do rodízio, pois as crianças após esgotarem seu interesse num ambiente, queriam passar para o próximo, e as professoras não tinham outra alternativa senão deixá-los ir, daí aconteceu de ter muitas crianças num mesmo espaço. Essa situação nos faz refletir sobre o tempo da criança, de interesse e concentração numa atividade, não dá pra prever.

No período vespertino tivemos os vídeos, que apesar dos problemas com a exibição de um dos vídeos, foi muito bom, as crianças assistiram os vídeos, comeram pipocas e ainda puderam dançar e fazer os movimentos da capoeira no final, foi ótimo!!”
Em breve fotos.

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