segunda-feira, 31 de março de 2014

Interação – brincadeiras com água colorida


A interação aconteceu no dia 10 de março de 2014 com o objetivo de oportunizar interação entre crianças de diferentes idades tendo a com a água enquanto elemento da natureza ao experimentar sensações diversas e percepções de cores e quantidades variadas.
As propostas planejadas foram:
Banheira;
Bonecas e elefantes;
Mangueira;
Chuveiro de garrafa.
Registro:
                No período matutino organizamos os espaços com: Música, 4 elefantes com água colorida com corante comestível, bonecas para as crianças lavarem, garrafas com água colorida com diferentes cores e quantidades, chuveirinho de cano e bolinha de sabão.
                Primeiro trouxemos os bebês (G1) e G2/3, deixamos para chamar os outros dois grupos depois, para não assustar muito os bebês. As crianças do G2/3 se envolveram mais com o chuveiro, mangueira e bolinhas de sabão, alguns também choraram. Depois vieram os grupos 4 e 5, que aproveitaram mais os espaços, principalmente as bolinhas de sabão, os elefantes (bem disputados) e as garrafas coloridas que era o maior desafio das crianças que queriam abri-las de qualquer maneira, mas cuidamos para mantê-las assim para que os grupos da tarde possam usar também.




 No período vespertino as crianças dos grupos 2 e 3/4 foram os primeiros a chegar e tudo estava pronto à espera dos pequenos que se encantaram com a água colorida nos elefantes e nas garrafas, a bolinha de sabão também encantou os grupos, as crianças também se encantaram com os copinhos, no chuveirinho de cano, as bonecas não fizeram muito sucesso entre as crianças.
                Num segundo momento foram os grupos 4/5 e 6, pois além dos grupos menores, também pensamos no agravante do número de crianças no espaço. Neste tempo, algumas crianças não quiseram sair da sala para participar. Uma das professoras do grupo acompanhou as crianças. Neste momento os grupos se interessaram bastante pelos elefantes com água colorida, as garrafas tentando abrir todo o tempo e bolinhas de sabão, também o chuveirinho atraiu a atenção de muitas crianças.

     

                Conseguimos segurar as garrafas até o fim, mas como eram os últimos grupos as crianças do G6 puderam abrir as garrafas e tiveram grande alegria em derramar a água colorida nos seus corpos e elefantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário