sexta-feira, 26 de maio de 2017

FESTA DE INTEGRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS - 20/05/2017


Tema: Cultura Africana 

   Com o objetivo de ampliar o repertório cultural das crianças e reconhecer a cultura africana como matriz da constituição da população brasileira, escolhemos este como tema para nossa festa de integração com as famílias, neste primeiro semestre.

Agradecemos imensamente a todos! Famílias, funcionários e convidados presentes nesta festa linda, preparada com todo carinho para promover a integração entre Creche - Famílias e proporcionar às crianças a presença de seus familiares no ambiente cotidiano delas.

Nosso muito obrigado também aos músicos Charles e Douglas, ao grupo de Capoeira Herança e ao Conrado, presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Sul da Ilha, que de forma totalmente voluntária, aceitaram o convite de tornar nossa festa ainda mais especial.

UBUNTU

"Um antropólogo fez uma brincadeira com crianças de uma tribo africana. Ele colocou um cesto cheio de frutas junto a uma árvore e disse para as crianças que o primeiro que chegasse junto a árvore ganharia todas as frutas. Dado o sinal, todas as crianças saíram ao mesmo tempo e de mãos dadas! Então sentaram-se juntas para aproveitar da recompensa. Quando o antropólogo perguntou por que elas haviam agido dessa forma, sabendo que um entre eles poderia ter todos os frutos para si, eles responderam:
Ubuntu, como um de nós pode ser feliz se todos os outros estiverem tristes?
"Eu sou porque nós somos"


Os preparativos...






E para adoçar o café... música ao vivo com os músicos da Banda Indyce, Charles e Douglas

















 Para dar início aos trabalhos da manhã, o café continuou na sala ao lado...



APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE CAPOEIRA "HERANÇA" 
Grupo formado por crianças, jovens e adultos, localizado no bairro Cachoeira do Bom Jesus

A capoeira é ao mesmo tempo uma luta e uma arte. Mas você sabia que durante muito tempo a capoeira foi proibida no Brasil? Quem vê crianças pequenas jogando capoeira nas escolas ou rodas de capoeira com a apresentação de grandes mestres nem pode imaginar que essa conhecida forma de expressão das raízes negras era mal-vista e considerada perigosa. 

Para jogar capoeira precisamos de um ritmo, ditado pelo atabaque, pelo berimbau e pelo agogô. Essa música é bem característica. Dois parceiros, de acordo com o toque do berimbau, executam movimentos de ataque, defesa e esquiva. Eles simulam uma luta. Para jogar capoeira é preciso habilidade e força, além de integração e respeito entre os parceiros. 

O gingado é a base da capoeira. É um movimento ritmado que mantém o corpo relaxado e o centro de gravidade em constante deslocamento. A partir do gingado surgem os outros movimentos de ataque ou contra-ataque. Os jogadores nunca estão parados e isso torna a capoeira muito bonita de se ver.

História da capoeira 

A origem da capoeira data da época da escravidão no Brasil. Muitos negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. A capoeira era uma forma de luta e de resistência. 

Porém, para não despertarem suspeitas, os escravos adaptaram os movimentos da luta aos cantos da África, fazendo tudo parecer uma dança. A capoeira foi ficando do jeitinho que ela é hoje, gingada.


















 OFICINA: CONFECÇÃO DE BONECA ABAYOMI

Bonecas Abayomi: símbolo de resistência, tradição e poder feminino

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.


















 O Brechó aconteceu durante toda a festa, com a contribuição das famílias doando roupas e acessórios para a arrecadação de fundos para o desenvolvimento de atividades com as crianças.




 OFICINA: BRINCADEIRAS AFRICANAS 

No passado e no presente, as manifestações culturais representam uma forma de resistência. Para os escravizados, preservar a língua, as músicas, as histórias, as brincadeiras e a religião trazidas da África significava não aceitar passivamente sua condição. Hoje, os movimentos negros utilizam a cultura também como uma demarcação de sua identidade e, por consequência, de sua luta. Apesar disso, muitas de suas manifestações não são conhecidas da maior parte da população.








 OFICINA DE MÁSCARAS











OFICINA: CULINÁRIA AFRICANA COM A NUTRICIONISTA DA REDE, CAROLINA




NO TELÃO: MÚSICAS E DANÇAS AFRICANAS PARA APRENDER A COREOGRAFIA!

A dança acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade em grupo. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos.Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta. As danças africanas variam muito de região para região, mas a maioria delas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos. As danças em Marrocos usam normalmente uma repetição e um constante crescimento da música e de movimentos, criando um efeito hipnótico no dançarino e no espectador. Entre elas destacam-se a Ahouach, Guedra, Gnawa e Schikatt.



PINTURA FACIAL

Pinturas faciais com diferentes padrões e símbolos têm sido parte da tradição de muitas culturas, incluindo nações africanas. A pintura facial, que geralmente é complementada com pintura corporal, é feita de acordo com os rituais tribais e atividades culturais de tribos africanas específicas. Esta tradição também tem diferentes propósitos e significados para cada tribo, como a caça, eventos específicos, rituais e status tribais.








NO DECORRER DA MANHÃ TIVEMOS MUITAS POSES PARA FOTOS...
























































 E para finalizar, a Escola de Samba "ACADÊMICOS DO SUL DA ILHA" trouxe Mestre-sala e porta bandeira para apresentar seu trabalho a nossa comunidade.

Mestre-sala e porta-bandeira são um casal de dançarinos que exercem a função de conduzir e apresentar a bandeira de uma escola de samba durante o seu desfile no carnaval.







Agradecemos a presença de todos!!! Foi uma festa maravilhosa!


5 comentários:

  1. Fico extremamente orgulhosa de fazer parte desse grupo de profissionais que sempre leva a sério o trabalho com as crianças e a relação com as famílias. A festa de integração com as familias estava linda, perfeita, resultado de um trabalho intenso, feito com todo o carinho para as famílias e crianças. O grupo Idalina Ochoa está cada vwz melhor!!!!!! AMO ESSA CRECHE!!!!❤❤💕

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns super EQUIPE IDALINA! A festa estava linda, nos sentimos super acolhidos, brincamos muito e aprendemos sobre a Cultura Africana. Gratidão!
    Gostaria de agradecer também as professoras do G2B, sou encantada pelo trabalho de vocês, minha filha chega em casa todos dias com novidades, e nas suas brincadeiras percebo ela imitando vocês com muito carinho, certamente ela gosta de está neste lugar, o que deixa meu coração de mãe mais tranquilo e feliz.
    Abraço forte!

    ResponderExcluir
  4. A Festa estava maravilhosa! Todos os profissionais envolvidos e famílias participando! Momentos como esse são ímpares!

    ResponderExcluir