Data:
22/06 – Quarta-feira
Horário:
Matutino: 9h30 às 10h30min
Vespertino:
14h30 às 15h30min
Horário:
Matutino - Rodízio dos grupos nas atividades:
Horários/Espaços
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Papietagem
da prancha (sala G3B)
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Pintura
da prancha (sala do G5)
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Espaço
do equilíbrio (espaço da E.F.)
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9:30
às 9:50 hs
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Dupla
1 (G3A e G3B)
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Dupla
2 (G4 e G5)
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Dupla
3 (G5/6 e G6)
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9:50
às 10:10 hs
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Dupla
3(G5/6 e G6)
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Dupla
1 (G3A e G3B)
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Dupla
2 (G4 e G5)
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10:10
às 10:30 hs
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Dupla
2(G4 e G5)
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Dupla
3 (G5/6 e G6)
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Dupla
1 (G3A e G3B)
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G1/G2
e demais grupos – Período
vespertino
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Vídeos:
“Tô pegando onda” e “Como se formam as ondas”
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REFEITÓRIO
- Profissionais Readaptadas (Cris/ Lu)
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1
hora
|
-
As duplas (dois grupos) irão girar nos espaços, ou seja, farão o rodízio, como descrito acima, porém as professoras responsáveis pelos espaços permanecem fixas.
REGISTRO
1: Professora Rosane – Grupo 3B
“No
dia 22/06 (quarta-feira) foi realizada na Creche Idalina Ochôa, no
período matutino a interação sobre o surf. Foram disponibilizados
alguns espaços para a realização de oficinas relacionadas ao tema.
Durante
o período matutino oferecemos os espaços das salas dos grupos 3B,
com a proposta da papietagem da prancha de papelão, do grupo 5, com
a pintura das pranchas originais e no refeitório , com os materiais
de educação física para a realização de atividades de
equilíbrio.
Na
sala do grupo 3B, organizamos o espaço para receber primeiramente o
grupo 3A junto ao grupo de referência da sala. As crianças do grupo
vizinho demonstraram interesse e se envolveram na proposta
apresentada, porém por um curto período. Já os nossos anfitriões
do grupo 3B, se envolveram pouco e logo se dispersaram. Relacionamos
isto ao fato de já terem realizado algumas propostas sobre o assunto, como por exemplo, a fabricação de pranchas com
sucatas e pintá-las, vez que este grupo e suas professoras são
responsáveis por essa modalidade.
Em
seguida, recebemos os grupos 5/6 e 6 que chegaram com muita
empolgação e desejo de participar do que estava sendo proposto.
Senti um pouco de dificuldades de conversar com as crianças sobre o
surf. A sala estava cheia e todos conversavam e perguntavam ao mesmo
tempo. Sem falar que somente a professora Miliane que acabou nos
auxiliando na produção da prancha e na mediação com os grupos.
Por
último, chegaram os grupos 4 e 5. Com estes, foi possível realizar
um diálogo e compartilhar ideias e experiências. Consegui conversar
sobre a importância dessa modalidade no esporte, seus benefícios
para a saúde, o perigo que também o surf traz para quem o pratica e
um pouco sobre a valorização dos fabricantes desse material. As
crianças permaneceram atentas e concentradas durante a minha fala e
algumas até realizaram questionamentos.
Logo
em seguida, convidei a todos a participar da confecção da prancha e
como a mesma já estava toda preenchida de um lado e estes grupos não
haviam participado ainda, tivemos que virá-la e iniciar a papietagem
do outro. Foi muito bom ver o desempenho de cada criança a colaborar
com a produção do material.
Espero
que todos tenham apreciado esses momentos! Espero também que a
prancha não leve muito tempo para secar, pois foram muita camadas de
papéis, uma em cima da outra, muito grude!
Vale
a pena mencionar, que nem todas as profissionais presentes se
envolveram! Algumas atenderam as crianças no momento de lavar as
mãos e conduzi-las a outros espaços, outras, não participaram da
proposta da oficina oferecida.
Durante
o período vespertino oportunizamos ao coletivo, o momento do cinema,
com direito a um super telão, preparado pelas professoras Denize e
Cristiane com vídeos também relacionados ao tema: “Como se formam
as ondas” e deveria ter sido apresentado “Tá dando onda” que
infelizmente não foi possível devido a falhas técnicas no momento
da gravação. Tivemos que improvisar com outros vídeos! Nem por
isso as crianças deixaram de curtir e de saborear pipoca nesse
momento do cinema na creche.”
REGISTRO
2: Professora Lucília – grupo 4/5B
“Foi
uma manhã muito prazerosa, as crianças participaram de todas as
atividades ofertadas. A atividade que o G4/5B mais se identificou foi
a cama elástica. Eles participaram de todas as propostas com muito
empenho da papietagem e pintura das pranchas de surf.”
REGISTRO
3: Professora Cleide – Grupo 3 A
“As
crianças do Grupo 3 A dividiram os espaços da interação com o
grupo 3B. Primeiro participamos da papietagem da prancha e o
envolvimento foi satisfatório, pois a proposta “competiu” com os
espaços “diferentes” que a sala possui; mesmo assim todas as
crianças tiveram em proporções diferentes (umas ficaram até
convidarmos a irmos para o outro espaço e algumas participaram
rapidamente).
No
espaço da sala da pintura das pranchas o envolvimento foi bastante
significativo, todos queriam participar e assim aconteceu.
Para
finalizar o grupo curtiu o espaço de equilíbrio onde puderam se
movimentar e “testar” suas habilidades motoras e em especial, o
equilíbrio.
Finalizando,
as propostas foram muito significativas, pois além de proporcionarem
o contato com materiais diferentes (grude, tintas e as pranchas), as
crianças tiveram oportunidade de conhecer mais um “elemento” (ou
modalidade) de esporte, o surf.”
REGISTRO
4: Professora Mirella – Grupo 4
"Foram
três espaços reservados para o nosso divertimento: a sala da
pintura com o guache na prancha, a sala para papietar a prancha e o
hall com atividades físicas.
O
momento mais prazeroso para as crianças foi o pula-pula no hall, e a
papietação das pranchas, adoraram colocar a mão no grude, foi a
maior lambança.”
REGISTRO
5: Professora Denize – Educação Física
“Nossa
interação foi um show, nos espaços organizados e preparados para
receber as crianças, percebi grande empenho das professoras em
deixar tudo pronto para que as crianças pudessem aproveitar da
melhor maneira e ter um contato com a modalidade do surf de um jeito
diferente, na papietagem da prancha de papelão com grude, na pintura
da prancha de resina com tinta e no espaço do equilíbrio,
habilidade imprescindível para a prática do surf.
Havíamos
planejado o rodízio dos grupos nos espaços, permanecendo 20 minutos
em cada um deles, para fechar o horário de permanência das
crianças. Também havíamos combinado com as professoras dos grupos
de bebês, que iriam participar somente da apresentação dos vídeos
no período vespertino, mas com o número reduzido de crianças na
creche neste dia (devido ao frio e chuva), convidamos esses grupos
para participarem, da forma de fosse mais tranquilo para as
professoras, e assim fizemos.
O
grupo 1 passou pelo espaço do equilíbrio antes do início do
rodízio dos grupos maiores, por ali os bebês passaram e se
divertiram com o espaço diferente. O grupo 2 se misturou com os
grupos 3 A e 3B, e curtiram junto com eles.
Algumas
crianças dos grupos maiores procuravam passar pelos espaços de
equilíbrio respeitando, sem derrubar os materiais, outras queriam
percorrer rapidamente os espaços e acabavam derrubando, mas a
minicama elástica, como sempre, foi o lugar mais disputado entre
todos os grupos, a fila estava gigante.
Tivemos
alguns contratempos em relação à organização dos grupos no
momento do rodízio, pois as crianças após esgotarem seu interesse
num ambiente, queriam passar para o próximo, e as professoras não
tinham outra alternativa senão deixá-los ir, daí aconteceu de ter
muitas crianças num mesmo espaço. Essa situação nos faz refletir
sobre o tempo da criança, de interesse e concentração numa
atividade, não dá pra prever.
No
período vespertino tivemos os vídeos, que apesar dos problemas com
a exibição de um dos vídeos, foi muito bom, as crianças
assistiram os vídeos, comeram pipocas e ainda puderam dançar e
fazer os movimentos da capoeira no final, foi ótimo!!”
Em breve fotos.
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