Data:
08/06/16 – 4ª Feira.
Num
período 4 grupos assistem vídeos relacionados ao tema, paraolímpicos e outros 4
grupos participam de atividades com rodas, como nos dia sobre rodas (grupos
menores no espaço da creche, grupos maiores na rua da Clemar).
Objetivos:
- Oportunizar
a interação das crianças de diferentes faixas etárias;
- Ampliar
o repertório motor e cognitivo das crianças;
- Exploração
de diferentes espaços;
- Despertar
a atenção das crianças em relação à inclusão nos esportes.
MATUTINO
|
VESPERTINO
|
GRUPO 5
|
GRUPO 1
|
GRUPO 5/6
|
GRUPO 2
|
GRUPO 3A
|
GRUPO 4
|
GRUPO 3B
|
GRUPO 6
|
- Esses
grupos, que estão marcados, serão os que irão brincar com os brinquedos de
rodas na rua, e no período contrário assistirão os vídeos.
REGISTRO:
DENIZE – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nossa
interação começou um pouco confusa, pois o grupo que ficou responsável de
organizar e registrar (G5/6), as professoras não estavam presentes, então o
grupo 6 da professora Miliane assumiu a função. Resolvida esta questão partimos
para a organização do espaço do refeitório, com o data show, para a
apresentação dos vídeos, após o lanche da manhã.
Os
vídeos selecionados foram de: bicicleta, skate, patinete, basquete para
cadeirantes, tênis para cadeirantes, radicross (bicicleta para cadeirantes), e
cinco tipos diferentes de bicicletas, não participei deste espaço, porém
algumas professoras de grupos menores avaliaram que as crianças ficaram mais
interessadas pelos vídeos que tinham desenhos, em relação aos outros.
Muitas
crianças trouxeram brinquedos, o espaço externo ficou cheio de bicicletas,
motocas, patinetes, patins e skates, porém algumas crianças não trouxeram,
então resolvemos pegar emprestado daqueles grupos que iriam participar das
brincadeiras no período contrário e foi super tranquilo, a maioria das crianças
tinha brinquedo pra se divertir.
Na
rua ao lado da Clemar, delimitamos o espaço de brincadeira com os cones e
cordas, e claro onde tinha sol, pois o dia estava muito frio. Além dos
brinquedos de rodas, levamos alguns materiais de educação física como opção
para as crianças que não tinham levado brinquedos, os materiais foram pouco
utilizados, pois a novidade chamava muito mais a atenção das crianças, que se
divertiram e compartilharam com os amigos.
As
crianças se interessavam mais pelos materiais, quando alguma professora
incentivava brincando junto com elas. Brincamos de pular corda, de bambolê, de
carrinho de rolimã e do desafio de passar o arco na roda de mãos dadas.
Foram
momentos prazerosos para as crianças, e para as professoras, pois todos
brincaram juntos e se divertiram num ambiente diferente e com uma grande
variedade de brinquedos.
Observei que este foi um dia proveitoso e alegre para as crianças.
Bem cedo, pela manhã ao chegarem na creche com seus brinquedos observava-se a alegria estampada no rostinho de cada criança. Durante a saída para o espaço externo evidenciou-se muita euforia e vontade de brincar com os amigos. Algumas crianças já pedalavam sozinhas, outras ainda precisavam de uma ajudinha. Entre as crianças menores,olhares observadores entre motocas e triciclos esperando um empurrãozinho das professoras que estimulavam ajudando. A brincadeira entre idades aproximadas facilitou o desempenho das pedaladas. No espaço de vídeo houve interesse e comentários entre as crianças maiores: " olha lá ele na cadeira jogando basquete, ele não tem pernas visse!?" ..." altas manobra radical com o skate!"... "que legal essa bicicleta, eu nunca vi uma dessa!". entretanto pudemos observar as crianças menores com pouca concentração em alguns documentários, porém atenciosos ao filme em desenho animado sobre bicicletas. Parabéns a todos que se envolveram e organizaram o Dia sobre Rodas.
No período matutino o GII participou da Interação no espaço organizado no refeitório, juntamente com os Grupos I, IV e VI.
As crianças permaneceram sentadas durante o início dos vídeos, quando o primeiro filme apresentado foi em formato de “desenho”, mesmo assim logo começaram a se dispersar. Alguns não queriam ficar mais sentados, preferiam ficar brincando com brinquedinhos e crianças do GI.
Percebi que os vídeos também não prenderam a atenção dos demais, acredito que por serem em estilo “documentário”, mesmo contendo música e movimento. Antes do término retornamos para a sala, pois o Grupo não demonstrava interesse continuar participando da proposta.
No período vespertino as propostas continuaram as mesmas, invertendo os locais de participação dos grupos.
Com certeza a interação foi um sucesso, visível pela animação dos pequenos indo e voltando da rua, acho que a interação sobre rodas é uma das que os pequenos mais aproveitam, porém, para o GII não houve “interação” neste período, pois os mesmos brincaram sozinhos no espaço organizado. O que foi muito bom para o grupo e percebi que aproveitaram foi pelo fato de que várias bicicletas, motocas e carrinhos estavam disponíveis para eles, divertiram-se muito em experimentar e trocar de brinquedos, sendo eles de tamanho e “modelos” diferentes, principalmente aqueles que emitiam som. Sendo empurrados pelas Professoras, amiguinhos ou mesmo sozinhos, movimentavam-se pelo espaço, ultrapassando os obstáculos (outras motocas), muitas vezes ao som de “vrum-vrum”, vindo de algumas crianças.
REGISTRO DA INTERAÇÃO SOBRE O ESPORTE COM RODAS GRUPO 3B
Em relação a participação do grupo 3B foi possível observar a participação e o envolvimento das crianças diante das propostas de brincadeiras apresentadas. O grupo interagiu com o grupo 3A nos espaços do parque, socializando os brinquedos uns com os outros. Algumas crianças acabaram por não trazer os materiais solicitados via bilhetes, mas isso não foi motivo para que todos deixassem de explorar e aproveitar ao máximo esse momento.
Algumas crianças conseguiram se organizar sem a intervenção dos adultos socializando seus pertences com os outros. Outras necessitaram da mediação de suas professoras para que pudessem liberar os brinquedos.
Observamos também que muitas preferiram permanecer no parque explorando os brinquedos ao ter que fazer uso dos brinquedos com rodas.
Foi oportunizado aos grupos conhecerem histórias de inclusão nesses esportes, além de proporcionar às crianças a ampliação de desenvolvimento motor amplo e o contato com diferentes faixas etárias.
Diante aos vídeos apresentados, o grupo 3B se envolveu durante um tempo, mas logo começaram a se dispersar, solicitando para irmos ao parque ou voltarmos para a sala. Devido a concentração das crianças nessa faixa etária, é necessário oferecer a elas vídeos mais curtos. Apesar de que, foi apresentado dessa forma, porém muitos na sequência do outro, o que se tornou cansativo para as mesmas.
REGISTRO DA INTERAÇÃO SOBRE RODAS DO GRUPO 4
O Dia sobre Rodas já começou um dia antes no Grupo 4, pois a preocupação dos pais para que seus filhos participassem se antecedeu. Teve pai que já deixou a bicicleta na creche um dia antes.
O grupo ficou bem eufórico neste dia! Logo pela manhã quando falei que o nosso grupo iria somente à tarde pra rua andar com as bicicletas, teve criança que chegou a chorar. Mas depois que expliquei que primeiro veríamos um vídeo e depois nós iríamos, eles se acalmaram.
Enquanto assistiam ao vídeo, teve criança que prestou mais atenção ,outros nem tanto, pois conforme o vídeo que passava interessava mais e a outros menos. Mas no geral, acredito que gostaram de assistir.
Quando chegou à tarde começamos a ajeitar as bicicletas para irmos pra rua e, tinha criança que pegava qualquer uma que via pela frente, só pra sair duma vez pedalando . Depois que chegaram no espaço destinado para as pedaladas só se via risos, corridas e brincadeiras. Mesmo com os tombos que alguns levaram não foi motivo pra desanimar. O que achei bem legal foi a troca que eles faziam entre si, emprestando e dividindo as bicicletas, roller e patinetes. Este dia foi mega especial para o Grupo 4! Eles adoraram!
Registro grupo 5 Professora Nívia
E o dia de quarta-feira dia 8 de junho foi dedicado aos esportes com rodas. De manhã o grupo 5 andou de bicicleta na rua e brincaram bastante, quem não tinha bicicleta brincou com o carrinho de rolimã, cordas, bambolês e skate. Mas também teve revezamento das bicicletas e organização do trajeto que cada um ia fazer, demonstrando atitudes de cooperação e amizade entre os integrantes do grupo. À tarde foi o momento de assistirmos os vídeos sobre esportes sobre rodas, grupo 5 atento e interessado na temática. Com certeza foi um dia de alegria, diversão e de viver a infância na Creche Idalina.
Registro grupo 6 Professora Miliane
Acompanhei o grupo 6 no período
matutino, conversei com eles que iriamos ver vídeo e a tarde iam brincar com as
bicicletas e outros, mas quando viram as bicicletas saindo da creche ficaram
bem agitados, mas conseguimos acalmá-los e curtiram muito os vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário