Aconteceu
no dia 01 de abril de 2015. Com o objetivo de:
*
Promover interação entre crianças de diferentes faixas etárias;
*Ampliar
o repertório cultural das crianças;
*
Desenvolver a autonomia das crianças na escolha da oficina e dos personagens do
boi de mamão;
*
Estimular o envolvimento das crianças nas brincadeiras, músicas e faz de conta,
presentes na cultura açoriana.
Propostas:
As
crianças de todos os grupos irão participar das oficinas de pescaria, Boi de
Mamão, Pula corda, pés de lata e pipa, Mestre mandou todas organizadas em
diversos espaços da creche.
Registros:
Registro 1
“Os grupos responsáveis pela organização dos
espaços conseguiram se preparar até as 9:30 hs, e a partir desse momento
iniciamos as oficinas.
No espaço da educação física ficaram as roupas dos
personagens do boi de mamão, as professoras que montavam as pipas com as
crianças interessadas e os pés de lata.
Com a música do boi de mamão e seus personagens,
percebemos um maior interesse das crianças em se vestir e dançar com seus
amigos.
As crianças dos grupos maiores se interessaram
mais, vestindo as roupas se exibindo, dançando e passeando pela creche.
As crianças
dos grupos menores(G2) ficaram mais receosas, algumas poucas ainda aceitaram
colocar chapéu para fotografar, achamos valoroso esse momento, para que as
crianças pudessem ter contato com os personagens, pois no período vespertino
teria uma apresentação do boi de um grupo de crianças de outra comunidade, que
elas não conheciam.
Sentimos a
falta das crianças dos grupos 3, 3/4 e 4, que se envolveram mais na pescaria, e
o grupo 5 ficou mais na brincadeira do Mestre Mandou. Concluindo assim, que as
crianças costumam ficar mais nos espaços onde suas professoras referência
ficam.”
Profª Denize – Ed. Física.
Registro 2
“As crianças do grupo 2 visitaram o espaço onde
estavam organizadas as brincadeiras do boi de mamão e a confecção de pipas. Por
estarem todos os grupos juntos, achamos melhor levar de 5 em 5 crianças.
As reações foram diversas. Houve crianças chorando,
outras participando e outras, por sua vez, observando e dando um leve sorriso
de satisfação, por estar vivenciando a experiência da interação.
Visitamos também, o espaço da pescaria. Quantos
peixes coloridos!! Com a ajuda da professora, nossos pequenos conseguiram até
pescar. Valeu a pena!! Até a próxima!”
Profª Juliana – Grupo 2
Registro 3
“Percebemos o interesse das crianças na pescaria,
boi de mamão e pipa. Quanto ao pé de lata, poucas crianças participaram, talvez
se tivesse um adulto só para ficar nessa brincadeira, seria melhor.
Em relação ao boi de mamão e Maricota algumas
crianças demonstraram medo, talvez seja pelo tamanho, pois os animais menores,
as crianças brincaram.
As oficinas estavam relacionadas à cultura, e de
modo geral, houve envolvimento de todos os grupos nos espaços que circulamos.”
Profªs Kellyn e Sidéria – Grupo 3
Registro 4
“Inicialmente foi um pouco tumultuado, pois muitas
crianças queriam pescar ao mesmo tempo. Aos poucos conseguimos organizar e
orientamos as crianças que já haviam pescado, para procurar outras atividades
(oficinas).
A premiação (carimbos) foi muito importante, pois
facilitou sabermos quem já havia pescado várias vezes.
Todos os grupos participaram, alguns com o auxílio
de suas professoras.
Concluímos que a pescaria é uma oficina que
desperta muito interesse, pois tivemos crianças interessadas até o final da
interação.”
Professoras dos Grupos 3/4 e 4.
Registro 5
“A nossa brincadeira foi O MESTRE MANDOU, ficamos
no espaço onde fica a casinha. Participaram algumas crianças, principalmente as
do grupo 6 e 5.
Elas participaram ativamente, fazendo tudo que seu
mestre mandava. No início elas ficaram um pouco tímidas e logo já estavam
correndo e procurando o que era pedido. Foi uma interação muito gratificante.”
Professoras do Grupo 5.
Registro 6
“Ficamos responsáveis com a pipa, corda e pés de
lata. Infelizmente não conseguimos ficar orientando e ajudando as crianças na
corda e pé de lata, pois as pipas necessitaram de mais atenção e participação
nossa.
As crianças procuraram e participaram mais das
pipas, colorindo o papel para a confecção das pipas. Algumas reclamaram no
início que não tinha vento.”
Profªs Vanderléia, Patrícia e
Nívia – Grupos 5/6 e 6.
Em breve fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário