sexta-feira, 24 de abril de 2015

Interação Literária


Foi um dia dedicado a ouvir histórias. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer outras salas, outras professoras e outras formas de ouvir histórias. Teve retroprojetor, fantoches e até o moranguinho do livro oferecido para provar no final.  


 A professora Cleide trouxe a história em que o cenário ia sendo construindo conforme  a narrativa ia avançando.



 Na sala do G3, a professora Kelly, utilizou transparência para contar a história: Camilão o Comilão.

A professora Van do G5/6 responsável pela história: O ratinho, o morango vermelho e grande urso, antes de iniciar a história fazia uma interação com as crianças, e dessa maneira chamava a atenção delas para o desenrolar da história e assim conseguir com que a maioria das crianças ficassem  atentas a fala dela e até os pequenos do G2 tiveram boa participação. No final da história todas as crianças puderam saborear morangos. 



A professora Anique do G5, responsável pela história: A leitura do Mundo utilizou um cenário, dois fantoches e letras do alfabeto em material emborrachado, As crianças principalmente, do  G5 e G5/6 se mostraram muito atentas a história, até que as letras foram jogadas sobre eles,  como se o vento estivesse espalhado às mesmas pelo mundo. A partir daí, muitos ficaram brincando com as letras. As crianças do G3 e G2 demonstravam bastante interesse nos fantoches.
     Pontos positivos: A organização e o empenho das profissionais responsáveis pelo evento foi muito boa. A participação e o interesse das crianças também. As crianças sentavam perto do que tinham maior afinidade. Os professores de modo geral gostaram do momento e acharam que foi bastante proveitoso.
     Conclusão: Os professores envolvidos disseram ter gostado da participação das crianças. Foi um momento prazeroso e rico em aprendizagem.
        Sônia – educação Física.
         Responsável pela atividade de Interação no período vespertino.

Festa Cultural Açoriana



Aconteceu no dia 01 de abril de 2015. Com o objetivo de:
* Promover interação entre crianças de diferentes faixas etárias;
*Ampliar o repertório cultural das crianças;
* Desenvolver a autonomia das crianças na escolha da oficina e dos personagens do boi de mamão;
* Estimular o envolvimento das crianças nas brincadeiras, músicas e faz de conta, presentes na cultura açoriana.
Propostas:
As crianças de todos os grupos irão participar das oficinas de pescaria, Boi de Mamão, Pula corda, pés de lata e pipa, Mestre mandou todas organizadas em diversos espaços da creche.
Registros:
Registro 1
“Os grupos responsáveis pela organização dos espaços conseguiram se preparar até as 9:30 hs, e a partir desse momento iniciamos as oficinas.
No espaço da educação física ficaram as roupas dos personagens do boi de mamão, as professoras que montavam as pipas com as crianças interessadas e os pés de lata.
Com a música do boi de mamão e seus personagens, percebemos um maior interesse das crianças em se vestir e dançar com seus amigos.
As crianças dos grupos maiores se interessaram mais, vestindo as roupas se exibindo, dançando e passeando pela creche.
 As crianças dos grupos menores(G2) ficaram mais receosas, algumas poucas ainda aceitaram colocar chapéu para fotografar, achamos valoroso esse momento, para que as crianças pudessem ter contato com os personagens, pois no período vespertino teria uma apresentação do boi de um grupo de crianças de outra comunidade, que elas não conheciam.
 Sentimos a falta das crianças dos grupos 3, 3/4 e 4, que se envolveram mais na pescaria, e o grupo 5 ficou mais na brincadeira do Mestre Mandou. Concluindo assim, que as crianças costumam ficar mais nos espaços onde suas professoras referência ficam.”
Profª Denize – Ed. Física.
Registro 2
“As crianças do grupo 2 visitaram o espaço onde estavam organizadas as brincadeiras do boi de mamão e a confecção de pipas. Por estarem todos os grupos juntos, achamos melhor levar de 5 em 5 crianças.
As reações foram diversas. Houve crianças chorando, outras participando e outras, por sua vez, observando e dando um leve sorriso de satisfação, por estar vivenciando a experiência da interação.
Visitamos também, o espaço da pescaria. Quantos peixes coloridos!! Com a ajuda da professora, nossos pequenos conseguiram até pescar. Valeu a pena!! Até a próxima!”
Profª Juliana – Grupo 2
Registro 3
“Percebemos o interesse das crianças na pescaria, boi de mamão e pipa. Quanto ao pé de lata, poucas crianças participaram, talvez se tivesse um adulto só para ficar nessa brincadeira, seria melhor.
Em relação ao boi de mamão e Maricota algumas crianças demonstraram medo, talvez seja pelo tamanho, pois os animais menores, as crianças brincaram.
As oficinas estavam relacionadas à cultura, e de modo geral, houve envolvimento de todos os grupos nos espaços que circulamos.”
Profªs Kellyn e Sidéria – Grupo 3
Registro 4
“Inicialmente foi um pouco tumultuado, pois muitas crianças queriam pescar ao mesmo tempo. Aos poucos conseguimos organizar e orientamos as crianças que já haviam pescado, para procurar outras atividades (oficinas).
A premiação (carimbos) foi muito importante, pois facilitou sabermos quem já havia pescado várias vezes.
Todos os grupos participaram, alguns com o auxílio de suas professoras.
Concluímos que a pescaria é uma oficina que desperta muito interesse, pois tivemos crianças interessadas até o final da interação.”
Professoras dos Grupos 3/4 e 4.
Registro 5
“A nossa brincadeira foi O MESTRE MANDOU, ficamos no espaço onde fica a casinha. Participaram algumas crianças, principalmente as do grupo 6 e 5.
Elas participaram ativamente, fazendo tudo que seu mestre mandava. No início elas ficaram um pouco tímidas e logo já estavam correndo e procurando o que era pedido. Foi uma interação muito gratificante.”
Professoras do Grupo 5.
Registro 6
“Ficamos responsáveis com a pipa, corda e pés de lata. Infelizmente não conseguimos ficar orientando e ajudando as crianças na corda e pé de lata, pois as pipas necessitaram de mais atenção e participação nossa.
As crianças procuraram e participaram mais das pipas, colorindo o papel para a confecção das pipas. Algumas reclamaram no início que não tinha vento.”
Profªs Vanderléia, Patrícia e Nívia – Grupos 5/6 e 6.
Em breve fotos.

Hoje é dia de festa: interação Fantasias dia 04 de março


O som animou as crianças que fantasiadas dançavam no palco e a frente dele. Foi proporcionada a dança da cadeira. Mas o que eles queriam mesmo era movimentar-se livremente pelo espaço. O G2 participou e interagiu com os maiores. A professora do G2 dançava animada ao som da música com as crianças. Acredito que sua participação foi fundamental para que o G2 se sentisse bastante confiante no espaço.  A Ana Júlia do G2 acariciava o bebê do G1 e interagia com ele.  No espaço da fantasia a participação das crianças e a interação entre grupos foi muito boa.  Não pude observar as outras oficinas devido ao grande número de crianças que interagiam no espaço da fantasia. Não foi oferecido desfile para não interromper a espontaneidade deles.
 




Segundo a professora do G3 as crianças estavam muito felizes participando das atividades propostas. Houve bastante interação entre as crianças e adultos e que a música fez uma agitação total. Fantasiadas, as crianças, exibiam movimentos espontâneos ao som do ritmo. Ainda segundo ela ( a professora do G3) as crianças também gostaram da oficina de fotos. Faziam caretas, poses e sorrisos, exibindo as pinturas pelo corpo e as unhas pintadas.
Foi uma tarde muito prazerosa.
Sônia – educação Física.
Responsável pela atividade de Interação no período vespertino.