A proposta foi promover
atividades que estimulassem os sentidos das crianças, contemplando
quatro grupos no período matutino (G2A, G3, G4, G6) e quatro no
vespertino (G2B, G3/4, G5 e G5/6). Ao sair da sala as crianças
já encontravam uma espécie de teia feita de cordas, com diversos
sachês pendurados. Dentro de cada um deles havia um tempero, uma
erva, um cheirinho diferente.
Saindo do corredor e chegando ao refeitório, as crianças encontravam mesas encostadas na parede, com diversos recipientes com conteúdos diferentes: alpiste, sagu cru, sagu cozido, gelatina, mingau, bolinhas de gel, fichas de plástico e gelo. Aqui o sentido utilizado foi o tato, colocando as mãozinhas em cada recipiente e manifestando as sensações: “ai, gruda tudo; que gelado!; que gostoso”. Quando perguntados sobre qual gostaram mais, a grande maioria respondeu “as bolinhas de gel”.
Ao lado dessas mesas, bem no centro do refeitório, foi organizada uma fila utilizando bancos, que ajudavam as crianças a esperar sua vez para a próxima experiência, que consistia em pisar nas diferentes texturas, que estavam dispostas dentro de caixas enfileiradas: fibras de enchimento, serragem, folhas secas, milho, areia e ao final água morna, que já limpava os pezinhos.
Teve quem não resistiu e acabou colocando as mãos também. Quando questionadas sobre qual mais gostaram, a maioria respondeu que foi o algodão (fibra de enchimento), “porque é macio”.
Os pequenos do G2 mostraram-se receosos assim que chegaram ao espaço das oficinas, mas aos poucos foram participando, com a ajuda das professoras ou das crianças maiores.
E quando questionadas sobre a atividade, percebemos o quanto é gratificante proporcionar momentos como este: "Gostei de tudo, tudo tudo! Achei muito legal!"
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