Objetivos:
*Promover a interação entre as crianças de diferentes faixas etárias;
*Oportunizar diferentes formas de explorar talentos artísticos de crianças e adultos;
*Estimular a criatividade e despertar o gosto artístico nas crianças.
Em relação a organização dos espaços, todas as professoras envolvidas se empenharam para fazer uma interação significativa para as crianças, participaram junto com as crianças em outras oficinas desenhando, modelando e dançando.
Também não foi possível fazer o espaço da geleca, pois ficou muito caro a compra dos ingredientes.
O espaço da massinha foi feito na sala do G4/5B e não no Ateliê, pois estava chovendo e as crianças iriam se molhar para chegar no espaço.
A interação aconteceu apenas no período matutino, devido a adesão parcial do grupo de funcionárias a greve.
Registro professora Cristiane- Grupo 4/5A.
Espaço do carvão.
No espaço do carvão as crianças foram entrando com certa desconfiança, pois era a primeira vez que estariam participando de uma proposta diferente do que estão acostumadas. Como tudo que é novo sempre nos causa um pouco de receio!
Junto veio o dúvida de sujar as mãos, algumas crianças chegavam e ficavam apenas observando o que outras estavam fazendo, conforme foram sentindo confiança, e visualizando a produção e vivencias das outras crianças no espaço, se sentiram encorajadas a participarem.
Cada criança da sua maneira representou sua singularidade ao criar, pois não existia nenhum padrão!
As crianças demonstraram desenvoltura ao fazer traços e desenhos livres, se deixando levar apenas por sua imaginação criativa.
A música também teve influência para que as mesmas se sentissem livre no espaço para desenvolverem sua criatividade, algumas com orientação da professora se deitaram em cima do papel e começaram a fazer movimentos aleatórios de acordo com a música.
Outras crianças pintaram bem fortes para que sua mão ficasse completamente suja de carvão, e dessa maneira carimbavam suas mãos no papel.
Alguns traços foram tão fortes que chagavam a rasgar o papel, mas a todo o momento o que se percebia era a experimentação das crianças, fazendo traços longos e curtos, utilizavam as duas mãos para realização da pintura na vertical.
Os grupos pequenos também fizeram parte da proposta se sentiram tão a vontade que chegavam a deitar no chão para fazer seus desenhos, traços, pinturas...
Nesse momento foram criadores de suas próprias técnicas, como foi o caso de uma criança que passava diversas vezes o carvão no papel para que ele pudesse pegar o resíduo que soltava do carvão para carimbar algumas partes do papel. E assim expressar seus sentimentos por meio da arte.
Alguns realmente só observaram ou caminharam por cima dos traços que foram registrados no papel.
Registro professoras: Lidiane, Cleide, Josiane, Marcele e Rosângela.
Espaço da música e fantasia.
Os Grupos 3A e 3B reuniram-se para organizarem o espaço que aconteceu na sala do Grupo 3B.
A sala foi organizada com luzes coloridas, fantasias, perucas, tiaras e muita música! O espaço foi muito procurado pelas crianças e ficou superlotado inicialmente. Aos poucos as professoras sugerindo que as crianças explorassem os outros espaços e, desta forma foi acontecendo.
As fantasias e acessórios foram muito explorados e as crianças demonstraram prazer e alegria em dançar fantasiadas. Foram momentos muito divertidos!
Registro professoras: Maristela e Mirela.
Espaço da pintura com tinta comestível.
Registro grupo 4.
As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. E suas construções são elaboradas a partir das experiências que elas trazem e carregam ao longo da vida. Elas exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte. É no fazer artístico e no contato com as tintas e com os pincéis que a arte visual poderá começar a ter significados...
A sala do Grupo quatro foi preparada na interação de hoje com a proposta do “Espaço da Pintura com Tinta Comestível”. As fotos falam por si só... as crianças fizeram a festa com as tintas. Percebeu-se que foi um espaço bastante apreciado pelos pequenos, tanto que, alguns chegavam e pintavam suas “Obras de Arte”, e em seguida retornavam à sala querendo pintar novamente. As tintas foram preparadas com materiais comestíveis e ficaram com uma excelente textura.
A Eduarda (G:4) falou:- Professora, que linda ficaram essas tintas! Eu amei a cor de rosa!
Apesar de não terem vindo muitas crianças, a nossa manhã foi bem divertida e produtiva!
Espaço massinha de modelar.
Professora auxiliar: Marinete
Registro grupo 4/5 B
O movimento na sala da massinha se deu de forma tranquila, as crianças iam chegando e se aconchegando nas duas mesas na qual continha massinhas de modelar e brinquedos como palitos, pratos, potes, figuras de estrelas e outros, enfim elementos para instigar as crianças em suas produções artísticas. Pela sala perpassou varias crianças dos demais grupos. Foram muitas as produções, fizeram minhocas, corações, estrelas, chapéus, bolinhas, bolos e muito mais. Tínhamos quatro opções de cores, porém o rosa foi o mais escolhido, mas teve quem disse que rosa era de menina. (duas das cores não foi possível usar ficou muito mole) ficando apenas a rosa e verde.
A menina (E) disse que brincou de massinha e dançou muito no baile porque nas outras salas era desenho e ela não queria desenhar, com essa fala duas colegas de (E) concordaram dizendo: eu também não quis desenhar . No entanto teve quem relatou que foi em todas as salas e gostou.
Durante toda a interação o nosso espaço foi visitado e aproveitado para brincar, experimentar e criar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário