Objetivo/s: Por quê?
Promover a interação entre as crianças de diferentes faixas etárias;
Oportunizar o contato com diferentes elementos proporcionando a
brincadeira e sensações corporais.
Propostas
|
Grupos
–
Mat
|
Grupos -
Vesp
|
Balão com Anilina
|
G 5
|
G5/6
|
Gelatina com bichinhos
|
G3 A
|
G4
|
Brinquedos no gelo
|
G3 A
|
G4
|
Bolinhas que crescem
|
G6
|
G3B
|
Varal aromático
|
E.F.
|
E.F.
|
Veja alguns momentos:
No espaço com balões
montado na casinha do parque, no período matutino, demonstraram grande
satisfação ao brincar e seguiram as
orientações: respeitaram a fila para
entrar na casinha, e esperaram tranquilamente por sua vez. Brincaram com os
balões e bolinhas jogando para cima, pulando de um lado para outro.
Para
o grupo 5/6, esses arranjos espaciais possibilitaram s crianças fazerem
escolhas, querendo experenciar tudo, elas iam e viam em um frenesi, se atendo
mais na seção de massagem, e nas bolinhas gel. Enquanto outras brincavam na
casinha de bolinha, percebeu-se a preocupação dos maiores em relação aos
menores, mas quando estes se viram sozinhos, ficaram mais a vontade, jogaram,
interagiram entre si, gostaram mais quando puderam mergulhar e estourar os balões,
aí foi uma festa.
No período matutino, no espaço da gelatina, bolina e gelo, muitas as crianças além de mexer na gelatina, questionaram se podiam comer, outras arriscaram experimentar sem avisar. Enquanto participavam faziam alguns comentários como : “a gelatina é gelada mas o gelo é mais”; “vamos esfregar com a esponja para retirarmos os bichinhos”; “o gelo que derreteu ficou água gelada”; etc. Também relataram que gostaram bastante desse espaço.
O
espaço do varal aromático foi bem tranquilo, sem muito movimento, as crianças
que se interessaram ficavam circulando por ali, e de vez em quando vinham
sentir os cheirinhos, e o que mais agradou foi o cheiro de perfume, que elas
achavam “gostoso”. Algumas crianças fechavam os olhos para sentir o cheiro,
outras, de longe diziam que era ruim. Galhinhos de plantas aromáticas ficavam pendurados
nas árvores e brinquedo do parque.
As
crianças maiores ajudaram e brincaram com as crianças menores, orientando para
que os mesmos não jogassem as bolinhas para fora da casinha. Foi bem divertido e as crianças deram boas
risadas, e também se assustaram quando alguns balões por ventura acabaram
estourando. Algumas crianças fizeram alguns relatos, como por exemplo: gostariam de ter uma casinha igual a da creche
cheia de balões; outras falaram que
nunca tinham entrado em uma casinha assim com balões.
Foi possível perceber as crianças cheirando os sachês pendurados com ervas aromáticos e ervas medicinais, assim como nos potinhos observavam as diferenças de texturas e cheiros.
As
crianças circulavam por todos os espaços com empolgação e curiosidade, porém
ouve um maior interesse pelo espaço da massagem, das bolinhas, gelatina e gelo.
Nessa proposta de hoje, as sensações corporais foram
intensas! Percebemos que para as crianças foi uma experiência diferente no parque. Acompanhamos o espaço da massagem e
ali as crianças escolhiam: ”Eu quero massagem com creme!” ou “Eu quero com
aparelho!” Algumas relaxavam bem e se ficassem mais tempo poderiam cochilar...
Outras ainda sentiam cócegas com a massagem do aparelho. Não foi possível
circular pelas outras propostas devido ao movimento intenso aqui na massagem,
mas pudemos observar dali que, todas outras propostas estavam sendo bem
exploradas pelas crianças.
No
período vespertino, foi possível ver a alegria estampada em cada rosto. A mesa
onde estavam expostas a gelatina e o gelo, foi a que mais apreciaram, pois não
cansavam de ficar remexendo a gelatina com as mãos e a sentir o frio do gelo
entre seus dedos. As crianças fizeram alguns comentários, como por exemplo: “Não
queremos sair daqui é muito legal ficar mexendo na gelatina e no gelo!”;“Professora,
dá pra comer?”;“Que cheiro gostoso tem essa gelatina!” Foi muito gratificante
para as crianças, visto que, só pararam
mesmo quando a gelatina e o gelo
transformaram-se em estado
líquido novamente.
Piscina
de balões, gelatina e gelo com brinquedos e bolas que crescem na água, fizeram parte do espaço organizado
para o grupo 2. Nesse espaço, a diversão foi geral: crianças tentando nadar nos
balões, experimentando a gelatina e bolinhas sendo jogadas ao chão foram
algumas das atitudes observadas de nossos pequenos, os quais demonstraram
prazer e satisfação ao participarem das propostas. Na piscina de bolinhas com
as crianças menores houve olhar atento e preocupação das professoras, pois os
balões estouravam e elas colocavam na boca. Outras diferentes reações também
fizeram parte deste momento, desde levar um susto com a temperatura do gelo até
a satisfação de saborear a gelatina.
O Grupo 3B ficou responsável pelo ambiente das bolinhas que crescem. Desde a abertura da interação foi um espaço muito visitado, nosso Grupo logo se posicionou e iniciou a exploração das bolinhas: “É molhado!”, disse uma criança e outra complementou: “É molhado e lisinho!”. Todos adoraram a sensação de mergulhar as mãozinhas e esfregá-las entre as bolinhas, erguendo as mãos, deixando as bolinhas escorrerem entre os dedos!
As
bolinhas eram de cores e tamanhos diferentes e logo foram percebidas,
principalmente pelas crianças dos Grupos 4 e 5/6, que ficaram por muito tempo
separando-as e comparando essas diferenças. Por fim, as meninas do Grupo 5/6,
que já estavam experimentando a textura das bolinhas desde o início, espremeram
as bolinhas, formando uma verdadeira “meleca”, como relatou uma criança. O
espaço foi muito bem aceito e explorado pelos pequenos, inclusive por aqueles
que preferiram não se arriscar em colocar a mão, mas observavam atentamente!
Experiências
e vivencias assim, fazem a diferença num espaço de educação infantil. Nossa
interação estava ótima, as crianças se divertiram/aprenderam e as professoras
se dedicaram fazendo o melhor pelas crianças.
Parabéns Idalinetes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário