Aconteceu no dia 23/10/2014 no período matutino participaram 4 grupos e no vespertino os outros 4 grupos da creche. O parque da frente estava todo organizado pela professora Denize com circuito
para desafios corporais: cama de gato com elásticos, arcos suspensos, percurso
com blocos lógicos, túneis, cadeiras, além da piscina de bolinhas e bolas
coloridas.
As
crianças brincaram muito com as bolas coloridas que
rolavam de um lado para o outro, possibilitando que eles se movimentassem por todo o espaço. Mas, ao
chegar próximo da cama de gato geralmente erguiam o elástico, sem passar por
ele enquanto desafio. Neste momento procuramos incentivá-los a superar o
obstáculo com o corpo, abaixando-se, passando por cima. Havia a necessidade de
um adulto orientá-los e ensinar como brincar em cada espaço.
As professoras mediavam o espaço da piscina de bolinha em algumas ocasiões o percurso dos blocos lógicos. Quando eram incentivados pelos adultos as crianças participavam das propostas. Tivemos a participação de algumas crianças dos grupos maiores que promoveram a interação com as crianças menores ao brincar na piscina de bolinhas, também exploraram o circuito nos espaços do túnel, corda bamba e a cama de gato, incentivando a participação dos menores.
No parque em que estavam as crianças dos grupos maiores a diversão e ampliação dos movimentos corporais foi intensa, pois as crianças demonstravam alegria e satisfação diante dos desafios apresentados.
A professora Denize disponibilizou também bolinha de sabão, brincadeira esta que chamou a atenção e envolveu um grande número de crianças, ora soprando, ora correndo atrás das bolinhas.
As professoras mediavam o espaço da piscina de bolinha em algumas ocasiões o percurso dos blocos lógicos. Quando eram incentivados pelos adultos as crianças participavam das propostas. Tivemos a participação de algumas crianças dos grupos maiores que promoveram a interação com as crianças menores ao brincar na piscina de bolinhas, também exploraram o circuito nos espaços do túnel, corda bamba e a cama de gato, incentivando a participação dos menores.
No parque em que estavam as crianças dos grupos maiores a diversão e ampliação dos movimentos corporais foi intensa, pois as crianças demonstravam alegria e satisfação diante dos desafios apresentados.
A professora Denize disponibilizou também bolinha de sabão, brincadeira esta que chamou a atenção e envolveu um grande número de crianças, ora soprando, ora correndo atrás das bolinhas.
Teve criança que ficou por um longo período com a bolinha de sabão e não queria partilhar
com os pares. Como outras crianças também queriam brincar, orientamos para que
ela explorasse outros espaços e brinquedos, mas a referida criança não queria, ficou sozinha
por um tempo. Uma amiga a convidou sem sucesso, mas não resistiu ao convite da professora e logo foi se divertir com as bolas coloridas.
Teve outra criança que brincou muito, explorou todos os espaços, mostrando autonomia criando
seus próprios enredos.
Finalizando
o relato, a interação oportunizou encontros, possibilitou a ampliação dos
movimentos corporais e a ressignificação de brincadeiras. No entanto, ainda há
muito que complexicar nestes aspectos, haja visto que a participação do adulto
é de suma importância para que as crianças se sintam atraídas por estes tipos
de propostas e aprendam a brincar ampliando a autonomia.
Registro realizado pela supervisora Dirce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário