segunda-feira, 31 de março de 2014

República de Camarões

Este foi o país estudado para a elaboração da temática do projeto feliz aniversário que está aliado ao Diversidade Étnico Cultural. Os grupos fizeram pesquisas a respeito do assunto e a organização ficou assim:

Matutino: Apresentações:
1ª Teatro: “A Bonequinha Preta” – Grupo 4/5;
2ª Dança Africana – Grupo 5.
Vespertino: Oficinas Africanas e parabéns coletivo, com lanche especial.
Registro:
No período matutino tivemos a apresentação dos grupos 4/5 e 5, respectivamente.
 Muitas crianças ficaram curiosas e agitadas, mas no momento da apresentação ficaram atentas e animadas, alguns bebês se assustaram com o grande número de crianças e barulho, mas as professoras do G1 e G2 cuidavam deles com carinho para que se acalmassem, a apresentação do teatro a Bonequinha Preta foi um sucesso, as crianças estavam envolvidas e empenhadas em fazer o melhor, e assim foram: As crianças deram um show.




Na apresentação da dança africana do G5 não foi diferente, as professoras Márcia e Shirlei se envolveram na organização e troca das roupas das crianças, que foram empolgadas apresentarem em roda na maior concentração, foi surpreendente, muito legal!!! 



 No período vespertino organizamos as oficinas no espaço do parque de areia em três mesas: Oficinas de penteados, pintura facial, tererê e desafios corporais no circuito.                                               
· O circuito funcionou no espaço da ed. física, com arcos suspensos, pneus, túneis, cubinhos, trave de equilíbrio e as cadeirinhas para completar o percurso. Crianças de diferentes grupos passaram por ali, enfrentando com coragem os desafios propostos, alguns só passavam pra correr, outros ficaram durante muito tempo e as crianças menores curtiram as músicas africanas que tocava neste espaço, os bebês saiam individualmente e foram somente para a pintura do rosto.




“Na mesa dos penteados os meninos queriam ficar bem arrumados (amassar ou arrepiar os cabelos), com “looks” modestos ou bem ousados. As meninas, pediam tranças, rabos, birotes, tudo pra chamar a atenção e parecerem ainda mais lindas.
As professoras, sempre passavam por lá, incentivando e encorajando as crianças ficando admiradas com a beleza dos pequenos.
Essa oficina trouxe autoestima às crianças, que sempre chegavam sorrindo e mostrando e mostrando o que haviam feito:
- Professora faz uma trança?
- Eu quero igual a da ........!
- Eu quero aquele enroladinho (birotes).
- Coloca meu acessório? (tererê)
E assim diferentes tipos de laços, presilhas, pentes, creme de pentear e gel iam compondo um visual harmonioso, estiloso e bonito.
Ah... Faltou o espelho...
Que nada, corriam na sala do lado para espiar o visual. Afinal queriam conferir se estavam realmente prontos para a festa de aniversário.




Delícias da culinária de Camarões e o parabéns coletivo.


Valeu a participação e comprometimento de tod@s.

Segundo o relato de algumas profissionais:
“A oficina de tererê aconteceu a partir das 14:40 no espaço externo da creche. A oficina em si foi muito boa, as crianças que participaram conseguiram fazer o que queriam.
 A concentração tomava conta de todos, mas o problema foi o espaço e a quantidade de crianças para dar atenção, muitas ficaram sem fazer, alguns grupos nem passaram por lá, precisaria de mais profissionais na oficina para atender a demanda de crianças, para assim podermos dar a atenção necessária e explorar mais esse espaço.
Já  a ”Professora Josilene relata: Acredito que deveríamos repensar esses pontos, principalmente no espaço e quantidade de profissionais, pois requer bastante envolvimento nos dias de interação, pois a maioria dos grupos está envolvida nas oficinas.

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