quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Interação Brincadeiras com Água 2


Aconteceu no dia 03/12/14  com os seguintes objetivos:
  •   Promover a interação entre as crianças de diferentes faixas etárias;
  • Oportunizar a socialização com elemento da natureza, a água;
  •  Explorar diferentes materiais em ambiente organizado.
Organização:
Realizamos a interação com água no espaço da educação física com: cavalinhos pula-pula, piscina com bolinhas, elefantes com água, bolinhas de sabão, banho de mangueira e banho nas bonecas. Os grupos foram divididos nos dois períodos da seguinte forma:
Propostas
Grupos – Mat.
Grupos – Vesp.
Balão com água
Grupo 6
Grupo 4/5
Bolinha de sabão
Grupo 3/4
Grupo 5
Banho de bonecas
Grupo 4
Grupo 2/3
Mangueira - Elefante
Ed. Física
Ed. Física
Piscina dos bebês
Grupo 1
Grupo 2

Registro:
O dia amanheceu com um pouco de nuvens, porém estávamos com todo o gás, então pra começar montamos a piscina e colocamos água morna, os bebês do G1 foram os primeiros a chegar, e além da piscina morninha, também exploraram os elefantes jogando água pra todos os lados. Depois foram chegando o G3/4, G4 e o G6, quando os maiores chegaram, os bebês já começaram a ir pra sala.
As crianças se divertiram muito, com as bolinhas de sabão, nos elefantes que eram bem procurados com duas ou três crianças se apertando ali dentro, os cavalinhos, o banho de bonecas com xampu (hum! Cheirinho bom!) e banheirinhas, banho de mangueira, mas a sensação foi mesmo a piscina, todos queriam entrar ao mesmo tempo.
No período da tarde a alegria continuou com os grupos 2 e 2/3 chegando primeiro, curtindo bastante os espaços. Depois o grupo 4/5 chegou e junto com ele chegou a chuva que não abalou a diversão das crianças que curtiram todos os espaços, e é claro a piscina foi o destaque. Por último, quando o sol voltou, chegaram as crianças do grupo 5, que estavam fazendo uma culinária, que empolgados foram direto pra piscina com a professora Letícia, que curtiu muito com as crianças, foi um dia muito agradável e refrescante, valeu crianças!!!!
Em breve fotos

Interação Sensações

Aconteceu no dia 17/11/2014 com a organização abaixo descrita:                                                                                         
    Propostas
    Grupos – Mat.
    Grupos – Vesp.
    Sala sensorial: escura, com tapetes de algodão, lixa, plástico bolha, contact e areia

    Grupo 4 e Grupo 5

    Grupo 3/4
    Sala auditivo/visual:
    Com som, balões e fitas coloridas, jogo de luz e conchas penduradas

    Grupo 2/3

    Grupo 4/5 e Grupo 6
    Espaço Corporal com ginástica e alongamento em duplas

    Ed. Física
    Grupo 2

    Ed. Física
    Grupo 1


    REGISTRO:
    Nossa interação das sensações foi um verdadeiro sucesso, com intensa participação das professoras na organização dos espaços, fazendo toda a diferença no resultado do trabalho.
     A sala sensorial foi preparada com caixas onde as professoras (G3/4 e 4) colocaram muitas opções para além daquelas previstas, tinha: fibra (no lugar do algodão), lixa, plástico bolha, areia fina, pedras redondas, folhas secas, copos plásticos pequenos, gelo e água morna. No período matutino Bruna secava os pés das crianças com secador após molharem com água morna, foi a sensação!! 
    Na sala auditivo-visual as crianças curtiram muito o jogo de luz, os balões coloridos e ao som dos passarinhos num ambiente gostoso e atraente. No espaço corporal colocamos música e com creme as crianças faziam massagem nas partes do seu corpo e dos amigos, depois fizemos ginástica para completar a alegria da criançada. Os pequenos amaram a massagem e o cuidado e carinho dos maiores, foi muito legal!!!


    Segue o registro das professoras envolvidas na interação:
    Espaço Auditivo-visual
    “O movimento das luzes piscando, a música do canto dos pássaros, fitas e balões coloridos embalaram nosso espaço sonoro-visual. As crianças interagindo com seus pares e diferentes faixas etárias, numa brincadeira divertida e estimulante.”         
                                                                   Profª Carla – Grupo 2/3 – Matutino.
    “Na sala do G4/5 organizamos o espaço com balões, fitas, luzes, casinha, perfume, músicas com sons da natureza.
    Tudo pronto! Agora só faltam as crianças! E lá vem elas, com olhares atentos, um pouco agitados, mas curiosos para ver o que havia ali. As luzes giravam se mexiam e despertavam diferentes sensações e reações nas crianças. Os menores demonstravam um certo medo e insegurança.
    As crianças um pouco maiores imitavam passarinhos voando, mexiam nos balões e se divertiam, E as crianças “grandes” deitavam-se no chão onde refletiam as luzes, ampliavam os movimentos de várias formas, jogavam balões...Enfim, dos menores aos maiores todos adoraram este espaço, que além de tudo estava bem cheiroso, hum...!!!!!”
                                                              Profª Juliana – Grupo4/5 – Vespertino.







    Tapete das Sensações
    “O tapete das sensações envolveu bastante as crianças. A maioria das crianças quis passar nele muitas vezes.
    Houve crianças que expressavam medo de alguns materiais. Paravam diante deles e não queriam colocar os pés ali, mas os colegas geralmente estimulavam/encorajavam e aos poucos foram vencendo o desafio.
    As crianças demonstraram gostar da experiência com as sensações. Contudo eles mostraram mais empolgação ao experimentar o toque ao gelo, seguindo de água morna e ao vento do secador. Neste momento ouvíamos gargalhadas e falas como: “Ai que legal! Gelado, quentinho e bem quente!!”
                                                                     Profª Bruna – Grupo 4 – Matutino
    “As crianças participaram ativamente das atividades desenvolvidas nesta interação. Possibilitando o contato com diferentes materiais que possibilitaram as crianças, através do toque, sentir a textura e a sutileza dos objetos oferecidos aguçando e despertando as sensações. Além disso, despertaram a curiosidade e o conhecimento de novos objetos.”
                                                                  Profª Márcia – Grupo 5 - Matutino
    “Esse espaço das sensações foi uma sensação, todos que passaram por aqui curtiram muito. No início tiveram algumas resistências, mas aos poucos foram se soltando.
    Percebia-se na expressão das crianças a cada material explorado que passavam. A princípio pulavam a bandeja do gelo, mas depois tinha crianças até contando quanto tempo ficava com os pés no gelo.
    Ah! Não posso esquecer dos bebês, que criaram suas próprias estratégias para superar os desafios passando pelo tapete de mãos dadas com a professora.
    Um outro momento marcante foi o Grupo 6, que a cada parte do tapete comentavam: “Que gostoso!”, “Que gelado!” “Eu adorei pisar na areia!” “A pedrinha coça o pé!”
                                                           Profª Joselene – Grupo 3/4 – Vespertino



    E para finalizar nosso registro coletivo, aí vai o depoimento das professoras Elizangela e Mirela do G6 sobre nossas interações:
    “Interação, processo educativo que visa a relação um com o outro de modo afetivo e participativo. Valoriza os limites e autonomia de cada indivíduo presente no ambiente.” 


    Interação Dia da Fantasia 2 em 05/11/2014


    Os objetivos da referida interação foram:
    • Promover a interação entre crianças de diferentes faixas etárias; 
    •  Oportunizar a escolha de roupas e objetos, ofertados no espaço da fantasia;
    • Trabalhar a autonomia na troca das roupas; 
    •  Envolver as crianças no faz de conta, oferecendo fantasias de diferentes personagens.

    Desenvolvimento:
     Nesse dia dividimos os grupos em dois blocos de quatro em cada período, em cada espaço teve um grupo responsável, que ficou assim organizado:
    Propostas
    Matutino
    Vespertino
    Fantasias
     Ed. Física
    Ed. Física
    Pintura de Rosto
    G4/5
    G5
    Penteado
    G6
    G4
    Manicure
    G3/4
    G2/3

    G1
    G2
       Os grupos 1 e 2 não ficaram responsáveis por nenhum espaço, pois são crianças muito pequenas necessitando de atenção durante todo o tempo, das duas profissionais de sala. 

    Organizamos o espaço das fantasias e manicure no refeitório e os espaços de penteados e pintura de rosto no espaço da Ed. Física com música para animar a criançada.
     
     Nas fantasias, como sempre, as crianças vieram rápido procurar suas fantasias favoritas: as meninas os vestidos e os meninos de super heróis. Teve quem se frustrou um pouco, pois só tinha uma fantasia de batman, escolhida por um menino, deixando os amigos desanimados, mas fomos negociando e depois dele outros dois amigos da sala ainda usaram. Para as meninas não foi tão difícil, pois haviam mais vestidos, mesmo assim logo acabaram as opções, as meninas do G6 foram mais rápidas, escolhendo os melhores modelitos, deixando pra trás as menores. 


     As professoras dos grupos menores ajudavam e se empolgavam com as produções dos pequenos, clicando muitas vezes. Alguns grupos de meninas e meninos, após produção com pintura e penteados, dançavam no espaço externo, ou simplesmente desfilavam pelos espaços, também tinham aqueles mais agitados que corriam pelo corredor acendendo e apagando as luzes. 


    Segundo a professora Solange “O grupo do G1 participou bastante, teve aqueles que choravam, mas com o carinho dos grupos maiores logo pararam. Colocamos neles as fantasias, mas teve crianças que se manifestou pegando chapéu, fantasia. Dançamos e nos divertimos muito nesse momento de interação. Ah! Os que estavam com fantasia chegavam a fazer pose para bater foto. Acredito que essa interação é muito importante para os grupos, além de interagirem cuidam dos pequenos.”
                                                      
    No espaço da fantasia tivemos a ajuda valiosa da Fátima pela manhã e à tarde além dela, também a Luciana, foi bem divertido!! Me chamou a atenção quando o menino do G6 veio nos questionar, se o grupo “do meio” (sala do seu irmão) não viria na interação. Então sugerimos que ele fosse lá na sala pedir à professora do grupo 2/3 que deixasse seu irmão participar com ele. E assim o fez e pode participar da interação com seu irmão. Segue registros das professoras dos grupos:
     
     Também tivemos o depoimento de outras professoras que participaram da interação:
    “Espaço Manicure – A maioria das crianças passaram por esse espaço, geralmente as meninas do G6, G3/4 e G4/5 foram as que mais ficaram e pintaram as unhas. O G1 não participou desse espaço, de repente pelo fato de serem pequenos. Observamos que teve bastante movimento nessa oficina, que quem passou por lá, saiu com as unhas pintadas, coloridas.”
                                        Reg.  Profªs Josi e Vanessa – Grupo 3/4.

    “Pintura de Rosto – Foi grande a procura, principalmente dos grupos maiores. Os mais pedidos foram os carros, batman, hulk, aranha, tigres, flores e borboletas. Acreditamos que não deu para atender todas as crianças, mas se divertiram bastante durante a manhã. Seria bom colocar mais uma pessoa para ajudar, para atendermos mais crianças.”
                                      Reg. Profªs Cláudia e Larissa – Grupo 4/5. 

        

    “As crianças do grupo 6 se divertiram com a interação, pois os meninos usaram fantasias e reuniram para brincar com o mais fantasiado, as meninas pintaram as unhas, todos pintaram o rosto e dançaram no pátio. Foi bem divertido e legal, eles só reclamaram na hora de voltar para sala. Nosso grupo ficou responsável pela oficina de penteados, as meninas procuraram mais e a maioria queria rabo de cavalo e trança. É bem importante essa interação, porque tem crianças que encontram os irmãos e os amigos fora de sala.”
                                                  Reg. Profªs Simone e Mariângela – Grupo 6.
    Pintura de Rosto: “A interação se tornou num momento muito legal e divertido às crianças, pois elas puderam explorar diversos espaços organizados, sendo um com fantasias, outro com materiais de salão de beleza esmaltes e o último com pintura de rosto.
    Destacamos especialmente que foi através da pintura de rosto que verificamos a felicidade das crianças em participar deste momento de interação, bem como, pudemos identificar os desejos dos meninos em fazer em seus rostos uma pintura dos super heróis como: o Homem Aranha, o Super Homem e o Batmam. Já as meninas, preferiram usar a maquiagem, pedem para colocar batom e sombra nos olhos. Portanto, tivemos muita procura por parte das crianças na pintura de rosto, mesmo não tendo habilidade em desenhar com os pincéis e as tintas.”
                                                                  Reg.  Profª Ladjane – Grupo 5