terça-feira, 17 de maio de 2016

Interação Ritmos Musicais

Aconteceu no dia 10 de maio, em período integral conforme relato das professoras:

Registro do Grupo 3A – Professora Cleide
Na sala do grupo 3A foi organizado o espaço ‘’sons da natureza”.  Tentamos montar um ambiente aconchegante com tapete, almofada, pouca luminosidade ( sem acesso aos brinquedos para que as crianças mantivessem o foco na proposta). Aos poucos as crianças foram entrando, algumas perguntavam se podiam tirar os sapatos, deitar  e eram orientadas a ficarem da forma em que se sentissem o mais confortável possível. Passaram por esse espaço crianças e todos os grupos (grupo 2 ao grupo 6). Foi necessário manter a porta fechada pois no corredor havia muito barulho e também nas outras salas. Percebi que algumas crianças buscaram “refúgio” nesse espaço com a intenção e fugir um pouco da agitação.




Registro do Grupo 3B – Professoras Rosane, Marcele, Maria e Rosângela.
Oferecemos em nosso espaço um momento de descontração e alegria para as crianças da creche! Tentamos disponibilizar aos pequenos, ao som dos anos 70 e 80, uma danceteria com um globo espelhado e jogos de luzes coloridas. Escurecemos o ambiente e decoramos com balões e papéis coloridos, para que ficasse propício a nossa proposta.
As crianças e profissionais se divertiram muito! Foi possível perceber a empolgação de todos (as)! Além disso, os grupos que ali chegavam, puderam se divertir também com os espaços da sala organizados, de modo a atender o Projeto deste grupo. Muitas crianças apreciaram a brincadeira com o baú de fantasias, com o salão de beleza, com os materiais de sucatas expostos nas prateleiras, com o cantinho criado para as histórias e com a cabana armada no meio da sala.
Além dos grupos responsáveis pela organização e propostas, prestigiaram-nos também o grupo 2. Algumas crianças deste grupo conseguiram permanecer neste espaço por um bom tempo, outras por conta do barulho, preferiram sair e explorar outros espaços oferecidos junto com as professoras.
No geral, observamos que a maioria das crianças adoraram ficar no espaço da danceteria. Nosso amigo Henrique, não apreciou muito o movimento intenso da sala e preferiu participar na sala do grupo 6 (produção de sons), no qual há registros do mesmo batucando nas panelas.









Registro do Grupo 4 – Professora Nívia
E hoje a sala do grupo foi invadida pelo perfume de alfazema e música suave para o momento de massagem relaxante nas crianças. Elas gostaram muito e ficavam esperando serem chamadas, algumas foram mais de uma vez e foi muito bom ver o sorriso e a alegria que demonstraram no momento da massagem. Todos os grupos tiveram a oportunidade de desfrutar da massagem e de repente uma criança me pergunta: “E em você quem vai fazer?” E assim, no fim da interação do período vespertino algumas crianças fizeram massagem nas professoras. Com certeza foi mais um dia de viver a infância na Creche Idalina.





Registro do grupo 5 – Professora Cristiane

A interação foi bem aproveitada pelas crianças, no início quando chegavam ficavam um pouco tímidas para cantar, mas conforme foram vendo as outras crianças cantar começaram a ficar mais seguras e interagir manifestando alegria.
As crianças foram se organizando na fila para desfrutar o karaokê, elas mesmas pediam para que os amigos respeitassem a fila, e foi poucas as vezes que a professora precisou intervir para organizar esse momento.
As demais crianças aproveitaram para dançar as músicas que estavam sendo cantadas, muitas cantavam junto e criavam movimentos e coreografia para a dança.
Também foi utilizado nesse espaço perucas e chapéus, no qual foi motivo de muitas risadas entre as crianças.



Registro do grupo 5/6 – Professoras Marinete e Simone
 A história de um povo é encontrada em suas canções (george Jellinet).

Assim somos nós aqui na creche Idalina Ochôa, todos os dias fizemos nossa história, deixando nossas marcas.  Hoje se reuniu do grupo dois ao grupo seis para juntos vivenciar e experenciar alguns tipos de sons. As crianças cantaram, dançaram, ouviram os sons da natureza, foram massageadas ao som ambiente. Panelas, tampas de panelas, conchas também fizeram parte desse contexto. Foi muita alegria, muita música, muita dança, muito barulho.




Registro do grupo 5/6 – Professora Lucília (Vespertino)

Sem registro do espaço da organização do corredor



Registro do grupo 6 – Professora Miliane (Matutino)

Foi uma atividade muito dinâmica todos os grupos curtiram, colocamos desde instrumentos musicais a objetos da cozinha, chocalhos indígenas e outros instrumentos. A diversão foi imensa a mistura de bater com a colher no tambor ou bater com os batuques na panela grande. O engraçado é que as panelas e cambucás ficaram meio estragados, mas era uma satisfação em buscar um som diferenciado que todos curtiram.



segunda-feira, 16 de maio de 2016

O CORPO BRINCANTE EM MOVIMENTO NA CRECHE IDALINA OCHÔA

Este ano, a Creche Idalina Ochôa propõe um projeto que visa oportunizar por meio da brincadeira, movimentos e interações entre a comunidade educativa - adultos e crianças - um olhar mais sensível para o corpo: corpo que precisa de atenção, cuidados e que também demarca tempo e espaço nas relações sociais, numa relação de corporeidade inclusiva e pautada na diversidade.





Para tal proposta pensamos em estratégias que envolvem ações de interação, modos de movimentar este corpo utilizando a pesquisa, esporte, brincadeiras ampliando o repertório corpóreo/ cultural de crianças e adultos de modo lúdico e prazeroso.









  Como proposta inicial realizamos no dia 28 de abril  uma caminhada com a comunidade educativa (crianças, profissionais e famílias). Tivemos o apoio da Guarda Municipal na organização do trânsito durante a atividade.






 Ao retornarmos para a creche assistimos pequenos vídeos selecionados pelas professoras referente a modalidade esportiva em que ada grupo estará aperfeiçoando seus conhecimentos. Por isso ao longo do semestre surgirão  novas programações.


 Para encerrar a programação degustamos de um buffet de frutas que foram doados pelas famílias.




Agradecemos a participação de tod@s, em breve teremos outras programações para nos movimentarmos.

Registro sobre os Elementos da Natureza

          No dia 04/05 (quarta-feira) durante o período vespertino trabalhamos com as crianças do grupo 3B alguns dos Elementos da Natureza, dos quais preferimos chamar de “Coisinhas da Natureza”.
Neste dia específico, resolvemos apresentar para o grupo, através da caixa surpresa alguns elementos que enriquecessem nosso trabalho, propondo aos pequenos realizar coleções de materiais naturais, vez que, nosso Projeto de sala é sobre os espaços educativos, a brincadeira e as diferentes linguagens.
Trouxemos para a sala musgo, cascalhos de madeira, argila, conchas do mar e areia mágica (tipo uma massa de modelar). Deixamos as crianças se apropriarem dos materiais e questionávamos sobre os mesmos.
Instigamos o grupo, levantando questionamentos e dando dicas de onde poderíamos encontrar os materiais que estavam dentro da caixa. Uma criança logo deduziu que havia conchas do mar e areia da praia. Quando cada amigo começou a manusear a caixa e a retirar as surpresas que ali estavam, alguns ficaram impressionados com a quantidade de elementos trazidos. Talvez alguns até desconhecidos para algumas crianças.



Exploraram as conchas, colocando-as próximo ao ouvido para escutar o som do mar. Todos se manifestaram dessa forma. Conseguiram classificar as conchas por tamanhos, texturas, formas e cores, apesar de que a maioria delas eram brancas. 
Ficamos maravilhadas com a participação do grupo e a capacidade de inteligência dos mesmos em fazer uso daquelas conchas. Conseguiram criar e recriar ao mesmo tempo, dando significado para as brincadeiras que elaboravam. Após explorarem, manusearem e construírem diversos conceitos, passamos para a apresentação da argila, da qual foi retirada da caixa por uma das crianças.


As crianças descobriram também os casquinhos de madeira e o musgo (muito usados para enfeitar vasos de flores). A areia mágica foi muito apreciada por eles! Esta areia foi comprada na loja IMAGINARIUM, é importada e parece ser realmente mágica! É uma espécie de massa de modelar! Esfarela e modela ao mesmo tempo! Apropriada para trabalhar com as crianças a linguagem plástica e a relação com a natureza.
A argila, o musgo e os casquinhos de madeira, deixamos para explorar em outro momento, pois o interesse maior do grupo foi com a areia e as conchas.
Ficaram super concentrados, brincando nas mesas com peneiras, pás, forminhas e baldes. Modelaram várias formas, criaram novas possibilidades de aprendizagem. Socializaram ideias uns com os outros. Concentraram-se por quase 40 min e não manifestaram interesse em ir para o parque. Somente após muita insistência, é que conseguimos convencê-los.






Outra proposta foi a ida a horta para conhecer outros elementos da natureza como os bichinhos da terra, fazer a limpeza do canteiro para o plantio de mudinhas e sementes. Foram momentos de muito envolvimento e experimentações.








Nossa intenção era dar continuidade ao processo de descobertas fora da sala, coletando o maior número possível de materiais.
Não demorou muito para que uma criança aparecesse com as mãos cheias de folhas secas e flores. Chegou próximo de mim e disse: “Pof, é da natueza!” Logo, apareceu outro amigo com o balde de praia com folhas e galhos e também com algumas pedrinhas. As demais crianças deram preferência em explorar os brinquedos do parque.
No dia seguinte, realizamos um passeio aos arredores da creche com o intuito de observarmos os espaços e coletarmos mais materiais para o nosso cantinho dos elementos da natureza. Nossa intenção é montar coleções com os materiais naturais, promovendo assim, a consciência socioambiental nas crianças.  Ainda não conseguimos concluir o espaço para estes materiais, devido as outras demandas programadas para a semana.





Ao sairmos do portão já nos deparamos com uma cadelinha muito simpática, que fez questão de nos acompanhar desde o início da nossa caça ao tesouro até o retorno para a unidade.
Fizemos uma caminhada curta, aos arredores dos muros da creche. Paramos algumas vezes para apanhar os elementos da natureza que encontrávamos no caminho. As crianças levaram as sacolas retornáveis e alguns baldes. Conseguimos coletar folhas secas, gravetos, areia, pedras, flores, caroços e sementes de frutos.




Paramos um pouco para brincarmos com a cadelinha no campo de futebol, ao lado da creche. Corremos muito ao lado da nossa mais nova amiga. Foi muito divertido e prazeroso para as crianças esse momento! Além de, proporcionarmos novos conhecimentos e ampliação de repertório para os pequenos, os mesmos puderam se sentir livres e independentes ao ter que explorar novos ambientes desconhecidos para o grupo, bem como, fazer novas amizades com os animais que a natureza nos oferece.
Conversamos sobre o cuidado com os seres vivos, principalmente com os animais. A cachorrinha parecia já está familiarizada com todos, correndo e subindo nas crianças. A princípio, Davi e Bernardo ficaram com receio de correr, mas logo, se propuseram a brincar junto com os demais.
Com tudo isso, ao chegarmos na creche, algumas crianças ainda estavam dispostas a continuar com sua investigação, procurando no parque mais materiais para levarmos à sala.