sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Interação Contação de Histórias

“Bom dia todas as Cores”
Data: 30/10/15 – 6ª Feira – Matutino 
 Contação de História: Bom dia todas as cores.  Professora: Tagma – Local: Refeitório – Horário: 9:30 horas.
       Oficinas para a pintura do camaleão no parque da frente:
Grupos responsáveis
Propostas
Grupo 1
Pintura com guache (dedinhos)
Grupo 2
Pintura esponjada
Grupo 3
Pintura no tecido (guache)
Grupo 3/4
Pintura com serragem
Grupo 5  
Pintura com elementos da natureza
Grupos 5/6 e 6
Argila

Objetivos:
Promover a interação entre as crianças, trabalhar as diferentes linguagens, despertar a curiosidade, imaginação e criatividade.
Registro:
Hoje, a nossa interação teve a ilustre presença do sol, então aproveitamos para organizar os espaços das oficinas no parque da frente.
Primeiro tivemos a contação da história do Camaleão: “Bom dia todas as cores”, contada pela professora Tagma no refeitório, as crianças ficaram vidradas nela, pois estava fantasiada de bruxa e no rosto uma pintura de teia de aranha, despertando a curiosidade de todos.
 
A maioria das crianças ficaram tranquilas, apenas uns dois bebês choraram, mas logo foram acalmados pelas professoras. Após a contação, as crianças seguiram para o pátio da frente e soltaram a imaginação ao decorarem os camaleões de formas diferentes, as professoras dos grupos organizaram os espaços para recebê-las. 
 
 Cada criança escolhia o espaço que queria ficar para customizar seu camaleão. A maioria das crianças acabou ficando no espaço organizado por sua professora referência, algumas delas logo se desinteressaram e foram brincar no parque, outras ficaram ali manipulando os objetos de decoração fazendo com capricho suas obras de arte.  




 Os trabalhos ficaram bem caprichados, depois as turmas voltaram para as salas, pois as mesas precisavam ser limpas para o almoço, o tempo foi curto, porém proveitoso.






O grupo 1 participou da contação de história, mas a decoração do camaleão fez na sua sala, pintando com tinta  guache seus dedinhos. 
Registro: Denize professora de Educação Física


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Conhecendo a cultura indigena

Após explorar a temática com grupo 5 por meio de pesquisas, contações de histórias, troca de cartas... tivemos a visita do índio Curumã que foi esperada durante toda semana, mas devido a chuva fomos adiando....
..
No dia 04/11 no período da tarde chegou o Índio e sua amiga Antropóloga Angélica .
Logo na sua entrada na sala as crianças ficaram impressionadas com sua pintura facial e seu cabelo comprido com penas....
 O índio sentou na roda e começou a conversar com ele pedindo que todos se apresentassem e que eram pequenos curumins lindos...

As crianças ficaram super empolgadas se apresentando com o nome completo e bem alegres.
Depois dele se apresentar, falou que estava ali para contar um pouco sobre sua cultura e seu conhecimento sobre a vida dos índios.

Logo as crianças sentiram-se a vontade e começaram a fazer as perguntas que foram varias emitidas de uma vez só...
 Calmamente o índio começou a explicar uma por vez. A primeira foi que eles queriam saber por que se os índios pintam seus corpos? Logo como poderiam fazer um arco e flecha qual material seria usado? Sobre suas ocas e família e, entre tantas se o índio come pessoas? A pergunta que levou nós pesquisarmos e aprender um pouquinho mais sobre eles....

 No momento da roda o índio falou em sua língua nativa tupinambá e cantou usando um instrumento deles.... Após a roda ele falou que iria fazer pinturas e as crianças ficaram muito felizes.... No final algumas crianças presentearam o índio com desenhos que eles fizeram e com muitos gritos dizendo obrigada!!!

A tarde foi maravilhosa e surpreendente para os profissionais de sala e, principalmente para as crianças que ficaram encantadas com o carisma do índio Curumã!

Relato - Professora Elisabeth