sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Interação Contação de Histórias

“Bom dia todas as Cores”
Data: 30/10/15 – 6ª Feira – Matutino 
 Contação de História: Bom dia todas as cores.  Professora: Tagma – Local: Refeitório – Horário: 9:30 horas.
       Oficinas para a pintura do camaleão no parque da frente:
Grupos responsáveis
Propostas
Grupo 1
Pintura com guache (dedinhos)
Grupo 2
Pintura esponjada
Grupo 3
Pintura no tecido (guache)
Grupo 3/4
Pintura com serragem
Grupo 5  
Pintura com elementos da natureza
Grupos 5/6 e 6
Argila

Objetivos:
Promover a interação entre as crianças, trabalhar as diferentes linguagens, despertar a curiosidade, imaginação e criatividade.
Registro:
Hoje, a nossa interação teve a ilustre presença do sol, então aproveitamos para organizar os espaços das oficinas no parque da frente.
Primeiro tivemos a contação da história do Camaleão: “Bom dia todas as cores”, contada pela professora Tagma no refeitório, as crianças ficaram vidradas nela, pois estava fantasiada de bruxa e no rosto uma pintura de teia de aranha, despertando a curiosidade de todos.
 
A maioria das crianças ficaram tranquilas, apenas uns dois bebês choraram, mas logo foram acalmados pelas professoras. Após a contação, as crianças seguiram para o pátio da frente e soltaram a imaginação ao decorarem os camaleões de formas diferentes, as professoras dos grupos organizaram os espaços para recebê-las. 
 
 Cada criança escolhia o espaço que queria ficar para customizar seu camaleão. A maioria das crianças acabou ficando no espaço organizado por sua professora referência, algumas delas logo se desinteressaram e foram brincar no parque, outras ficaram ali manipulando os objetos de decoração fazendo com capricho suas obras de arte.  




 Os trabalhos ficaram bem caprichados, depois as turmas voltaram para as salas, pois as mesas precisavam ser limpas para o almoço, o tempo foi curto, porém proveitoso.






O grupo 1 participou da contação de história, mas a decoração do camaleão fez na sua sala, pintando com tinta  guache seus dedinhos. 
Registro: Denize professora de Educação Física


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Conhecendo a cultura indigena

Após explorar a temática com grupo 5 por meio de pesquisas, contações de histórias, troca de cartas... tivemos a visita do índio Curumã que foi esperada durante toda semana, mas devido a chuva fomos adiando....
..
No dia 04/11 no período da tarde chegou o Índio e sua amiga Antropóloga Angélica .
Logo na sua entrada na sala as crianças ficaram impressionadas com sua pintura facial e seu cabelo comprido com penas....
 O índio sentou na roda e começou a conversar com ele pedindo que todos se apresentassem e que eram pequenos curumins lindos...

As crianças ficaram super empolgadas se apresentando com o nome completo e bem alegres.
Depois dele se apresentar, falou que estava ali para contar um pouco sobre sua cultura e seu conhecimento sobre a vida dos índios.

Logo as crianças sentiram-se a vontade e começaram a fazer as perguntas que foram varias emitidas de uma vez só...
 Calmamente o índio começou a explicar uma por vez. A primeira foi que eles queriam saber por que se os índios pintam seus corpos? Logo como poderiam fazer um arco e flecha qual material seria usado? Sobre suas ocas e família e, entre tantas se o índio come pessoas? A pergunta que levou nós pesquisarmos e aprender um pouquinho mais sobre eles....

 No momento da roda o índio falou em sua língua nativa tupinambá e cantou usando um instrumento deles.... Após a roda ele falou que iria fazer pinturas e as crianças ficaram muito felizes.... No final algumas crianças presentearam o índio com desenhos que eles fizeram e com muitos gritos dizendo obrigada!!!

A tarde foi maravilhosa e surpreendente para os profissionais de sala e, principalmente para as crianças que ficaram encantadas com o carisma do índio Curumã!

Relato - Professora Elisabeth

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Festival Isnard Azevedo

A creche Idalina Ochôa participou  na semana de 17 a 25 de outubro de 2015 do Floripa Teatro - 22º Festival Isnard Azevedo.


O grupo 5 adorou o passeio ao Teatro do Pedro Ivo no dia 20/10. As crianças estavam todas ansiosas para assistirem ao espetáculo Cinco Semanas em um Balão, como elas falavam.... Contudo, a distância aumentava a ansiedade e, a vontade de chegar crescia a cada curva e movimento do transporte.
 Cada momento da chegada, foi registrado, a cada espaço um clic, com sorriso e poses demonstrando a satisfação de conhecer um teatro tão encantador.


 Antes do espetáculo iniciar era tudo alegria: as poltronas que se levantavam, o espaço enorme e o grande palco que despertava a curiosidade  para saber o que iria acontecer, quem iria apresentar e o que?
 Apagaram –se as luzes e no palco uma imensa fumaça apareceu... o silêncio é representado em cada olhar e gesto das crianças, um medo com suspense! O que será que vai acontecer?!



A história foi acontecendo e os mistérios desvendados. Nossa quanta imaginação!


Relato da professora Elisabeth.

No dia 21/10 o grupo 3 participou da peça Alice no País das Maravilhas no Teatro da Dona Bilica. Foi muito divertido, o cenário muito colorido, com cores fluorescentes que enchiam os olhos das crianças de não tirarem a atenção da peça. 


Ao retornarmos para a creche conversamos em roda sobre o teatro e as crianças comentaram muito sobre os animais que ali tinham: cobra, pássaros, macaco e sobre a personagem principal Alice. Ficaram encantados, momento único e prazeroso, primeira ida ao grupo a um espetáculo de teatro e que venham muitos outros, pois seus olhos brilhavam e seus sorrisos eram infinitos! 


Relato da  professora Kellyn

Chegou o dia tão esperado para o grupo 3/4: o passeio ao Festival Isnard Azevedo para assistir ao espetáculo “ A jornada de Kim”. Embora estivesse com muita chuva as crianças estavam felizes e bem dispostas, foram dentro do transporte rindo e conversando, chegando no Teatro Pedro Ivo, logo me perguntaram: vão apagar as luzes profe? E eu respondo que sim, mas que vamos ter uma grande aventura e que será muito legal.
 E o espetáculo começa ao apagar as luzes, algumas crianças ficam inseguras pela escuridão, mas logo entram os personagens, e as crianças permanecem atentas a todos os detalhes que vão aparecendo no palco.
Assim, são envolvidas no enredo da história, pelo som da música alta,  por  luzes coloridas que vão surgindo em cada cena e pelos seres estranhos que vão aparecendo.
 Então vou observando as crianças e vendo seus olhinhos cheios de curiosidade e na expectativa do que vai acontecer com a menina Kim que saiu pela floresta  para pegar uma flor chamada Irauadí para dar a sua mãe.


  
 Então vou observando as crianças e vendo seus olhinhos cheios de curiosidade e na expectativa do que vai acontecer com a menina Kim que saiu pela floresta  para pegar uma flor chamada Irauadí para dar a sua mãe.




Ao retornarmos para a creche algumas crianças relataram do que gostaram na grande roda e Anita diz que o personagem que mais gostou foi a mamãe da Kim. O Pedro relata que viu vários monstros coloridos... O Arthur que tinham vários bichos na floresta, e que a cadeira fechou quando ele se levantou. Enfim... as crianças aproveitaram bastante o passeio e ampliaram seu repertório cultural.
Relato da professora Cristiane

O grupo 6 também realizou o passeio no dia 22/10 período vespertino no Teatro Pedro Ivo, para assistir a peça A jornada de Kim. No passeio de transporte podíamos perceber a alegria das crianças em realizar o passeio. O transporte tinha DVD, que fez nosso passeio animado, mas também observamos a paisagem. O Lorenzo por exemplo, ficou maravilhado em ver a UFSC, onde colocou seu aparelho odontológico. Ian ficou maravilhado em ver o Shopping. O que chamou atenção também do grupo foram às flores do Cemitério Jardim da Paz. O Caio também viu uma placa eletrônica e disse: Agora são 22°.No Centro Administrativo fomos ver os peixes que estavam no aquário, a alegria de estar em um lugar diferente era contagiante.
   


No espaço do teatro muitas expectativas ao apagar as luzes foi aquela empolgação, a peça permitia a  manifestação por parte da crianças, um peça o suspense deixou a história mais atrativa. Personagens diferenciados feitos com pés, os joelhos e mãos dos artistas deu um toque especial ao espetáculo. Na saída a alegria de encontrar os personagens e tirar uma foto com os atores foi uma alegria.

                                                                                                                  
Relato da professora Schayane.                                               

Interação Brincadeiras de meninos e meninas

Aconteceu no dia 13 de outubro com propostas de pista de carrinho, pistas para motocas, jogos de mesa, brincadeiras de boneca, com bolas, cordas e muita música e dança. As crianças foram convidadas a virem fantasiadas para a creche e trazerem seus brinquedos para brincar e emprestar aos amigos. A interação aconteceu nos dois períodos, envolvendo todos os grupos que puderam circular em todos os espaços, aproveitando para brincar onde e com quem se sentisse convidado(a). Foi uma interação muito divertida e as crianças aproveitaram bastantes os momentos, espaços e as companhias. Parabéns professoras pela organização e envolvimento!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Festa Cultural - Vida no campo

Aconteceu no dia 01 de outubro. Interação foi planejada por uma comissão na reunião Pedagógica com a intencionalidade de promover a interação entre as diferentes faixas etárias, além de:
Ø Conhecer a cultura e os modos de vida característicos de quem mora no campo.
Ø  Apresentar através de teatro e música informações sobre o campo, o modo de falar e o cultivo de alimentos e a criação de animais.
Ø  Explorar e experimentar a culinária típica do campo.

No dia anterior 30/09 tivemos a valiosa colaboração das auxiliares de sala no projeto acolhida realizaram a culinária da broa com as crianças e também fizeram um passeio à feira do Bairro para comprar as frutas que fariam parte do cardápio do dia seguinte.




Após o delicioso lanche preparado pelas próprias crianças e professoras, com broa e frutas variadas, a festa cultural teve continuidade com a seguinte programação no matutino:


Oficina de desenho e esculturas com elementos da natureza;


Festa caipira, com baile de músicas típicas do interior;


Oficina de massinha de modelar caseira;


Dança da cadeira caipira, brincadeira esta bastante apreciada por crianças de diferentes idades.


 No período da tarde tivemos a visita de um casal de caipira, que foi passear na cidade e voltou com muita saudade dos seus bichinhos, das " prantinhas" e da "carmaria" que é a vida na roça.

 Em seguida tivemos a reapresentação (realizado na Festa com as Famílias) dos grupos de crianças. O grupo 4 (re) apresentou a coreografia da música "Vamos construir uma ponte em nós."

 O G6 (re) apresentou os Herdeiros do futuro.
 O grupo 5 cantou e coreografou a música Vamos.
O grupo em companhia das professoras e de algumas crianças de outros grupos apresentou a Linda rosa juvenil. 
E, para finalizar a festança, muita comida gostosa (as comidas típicas foram para experimentação): "mio", "cana", "melado", bolo de cenoura e suco. E viva a vida da roça!
Parabéns aos profissionais Idalina Ochôa pelo sucesso deste evento. 

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Hoje é dia de teatro! Viva Cabra Cabrez e a Formiga Valente

A peça de teatro Cabra Cabrez foi apresentada pelas professoras da Creche Idalina Ochôa como mais uma das ações planejadas pela comissão do Projeto Coletivo Contação de Histórias e Biblioteca. Mensalmente nas reuniões pedagógicas as comissões se reúnem e planejam ações que serão desenvolvidas ao longo do referido mês, proporcionando momentos significativos as crianças, qualificando ainda mais o fazer pedagógico, ampliando o repertório e contribuindo no desenvolvimento integral das crianças.


 Relato da Professora Denize de Educação Física:

Nesta quarta feira um grupo de professoras da creche apresentou para todas as crianças, a história da “Cabra Cabrez e a Formiga Valente”. Inicialmente a narradora ficou interagindo com as crianças,  elas atentas, demonstravam grande satisfação e entusiasmo.


 Foi uma apresentação rápida, porém muito animada, pois a cada personagem que entrava tocava uma música que as crianças acompanhavam batendo palmas. Até os bebês, que geralmente se assustam com fantasias, na sua maioria, não se assustou muito, poucos choraram.



No final as professoras se apresentaram, citando os seus personagens, e as crianças interagiam dizendo que logo haviam reconhecido as professoras, depois convidamos as crianças para dançar conosco, não vieram muitas, a grande maioria eram crianças dos grupos maiores. Foi muito bom! As crianças adoraram!! E os adultos também!!