quarta-feira, 6 de junho de 2012

As Aventuras da Bambolina



 A proposta está sendo desenvolvida com o grupo 3/4 das professoras Patrícia e Shirlei em parceria com as famílias.
  

Esta é a história de uma boneca de pano que foi abandonada várias vezes por seus donos, até ser encontrada na rua pelo motorista de um caminhão do lixo. Ele a levou para um médico de bonecas, que cuidou da Bambolina, deu banho, colocou no sol para secar. Depois, fez da boneca uma grande artista que adorava usar várias fantasias e se apresentar para as crianças.
A boneca a cada final de semana visita a casa de um colega do grupo 3/4, que é sorteado no momento da roda e quando volta vem cheia de novidades para os colegas.

Veja a História contada por Ana Carolina e Guilherme T. 

Era uma vez uma Bambolina, boneca de pano. A menina ganhou uma boneca nova que andava pra lá e pra cá e não quis mais brincar e jogou a Bambolina no portão.
O moço levou a Bambolina e eles dançaram e ganharam muito dinheiro daí ele deixou a Bambolina pendurada na árvore e comprou uma boneca nova, mas ele não ganhou dinheiro e ficou muito "brabo". 


Ele procurou a Bambolina e ela não estava lá, o menino levou a Bambolina para dormir na casa dela e a polícia pegou e abriu a barriguinha dela para ver o que tem e ficou toda cortada, depois jogou fora.
Veio o carro e jogou lama, choveu, a formiguinha passou... O moço do lixo passou e viu ela jogada no mato e levou ela no médico para ele cuidar dela e dar                  banho. Ela ganhou um monte de fantasias, bruxa, tigre, chapéu- vermelho e ela ficou cantando e daí a Bambolina a boneca de pano gostou de ganhar palmas de todas as crianças. Daí acabou!



sábado, 2 de junho de 2012

Vivências do grupo 5



As professoras Giseli, Sidéria e Kellyn do grupo 5 estão trabalhando com o projeto tudo sobre mim, cujo o objetivo é explorar os diferentes conceitos pertinentes à esta faixa etária relacionando a  identidade e ao contexto que os cerca. A seguir estão algumas das propostas desenvolvidas.

Releitura do quadro OPERÁRIOS, de Tarsila do Amaral. 
Objetivo: Observar as semelhanças entre os familiares e ampliar a percepção  sobre diversidade entre as pessoas (loiros, morenos, negros, usa óculos - necessidade, chapéu, bigodes)

                                                                          Significado do nome 
Objetivo: Possibilitar que as crianças pudessem conhecer a história do nome, seu significado 


Com quem me pareço -  Atividade realizada após leitura do livro "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado  Objetivo: Saber que somos parte de uma família e somos parecidos com eles - pesquisa realizada em parceira com a Família

Confecção do clone
Objetivo: Ampliar o desenho e o reconhecimento da identidade


Convite para a Festa da Família 
Objetivo: Viabilizar o contato com os elementos da natureza e a reutilização destes e o registro da informação por meio do desenho das crianças


Chamadinha e Porta Escovas de dente 
 Objetivo: Desenvolver a autonomia e o reconhecimento da função social da escrita