sábado, 26 de maio de 2012

Festa da Família


A festa da família da Creche Idalina Ochôa aconteceu no dia 24 de maio no período vespertino. Teve como  temática meio ambiente, cujo objetivo era sensibilizar a comunidade educativa em relação aos problemas ambientais e as possibilidades de preservação da natureza vivenciadas pelas crianças no cotidiano da creche. A festa teve a seguinte programação:
  • Coreografia da música Herdeiros do futuro  dos grupos G5 e G5/6;
  • Apresentação do Teatro A voz  da Natureza;
  • Teatro Chico e a Benta com o Ney da Comcap e  a Sayonara da Floram;
  • Exposição das produções das crianças reutilizando materiais;
  • Oficinas:  Sabonete Glicerinado; Sabão; Confecção de brinquedos;  Confecção do túnel com caixinhas de leite;  Espaço com jogos e; Plantio de Mudas e doação de árvores frutíferas cediadas pela FLORAM.
  •  Lanche coletivo com as famílias.                                                                                                  Nossa festa foi um sucesso! Agradecemos a valiosa  participação e colaboração de todos os envolvidos!!!  

Apresentação das crianças.

Teatro a Voz da Natureza.


Adultos e crianças assistiram a peça curiosos para saber o desfecho da história.

A sala de jogos também fez sucesso.

Plantio de mudas também foi um momento especial em companhia das famílias.

Jogando e aprendendo.

Oficina de sabonete glicerinado coordenado pela Julia possibilitou a visualização da transformação dos materiais e  a interação. Cada participante pode levar sua produção para casa.

Construção de brinquedos a partir da reutilização de materiais.

Hum! Que lanche gostoso! E na companhia de quem gostamos se torna muito mais saboroso!

As frutas também fizeram parte do cardápio.


Os personagens  Chico e  Benta tiveram como objetivo conscientizar a comunidade educativa para a preservação das praias ao reciclar, reutilizar e dar destino adequado do lixo.

Organização do espaço.


Agradecemos a participação e colaboração de tod@s para o sucesso de nossa festa.




Projeto musicalização Grupo 3A


Os olhares se voltam para os movimentos, o gesto acompanha o ritmo, o sorriso e a expressão estão presentes envolvendo e encantando a todos os envolvidos: adultos e crianças. O projeto musicalização surgiu a partir do interesse revelado pelas crianças do grupo 3A das professoras Cris, Sandra e Lúcia e vem sendo vivenciado pelo grupo de maneira significativa e prazerosa.  Veja alguns momentos:


O grupo construiu instrumentos musicais com sucata. E aí quando será o show?


Veja a criatividade dos pequenos e suas professoras que reutilizaram diversos materiais que iriam para o lixo em instrumentos musicais. A banda está pronta! 
As famílias e a comunidade colaboraram doando bombonas de água vazia e tambores de latas de mucilon vazias. Veja a transformação dos objetos. Agradecemos a valiosa colaboração!

Proposta de interação do dia 17 de maio

Neste dia foram pensadas as seguintes propostas:


Massinha de modelar confeccionada pelo grupo 3 proporcionou a construção de diversos enredos de brincadeiras e que com a participação do Lobo e da vovozinha foi o maior sucesso;




Sala dos varais, balões e papeis celofane com o objetivo de estimular os sentidos, principalmente das crianças  menores;


Sala de massagem com o objetivo de estimular as sensações de relaxamento, carinho e bem estar.
 Sala dos jogos proporcionou momentos de desafios, prazer e emoção as crianças que além de explorar os diferentes jogos fizeram suas construções.


Tapete das sensações despertou o interesse e a curiosidade das crianças que participaram várias vezes, de olhos vendados experimentaram as diferentes texturas e ainda fizeram suspense para os amigos poderem participar;

Espaço sobre rodas. Aconteceu no hall devido a chuva. As crianças curtiram muito transitar com suas motocas.    
                                                                                                                                                                 Mais uma vez a interação foi um sucesso. Crianças adultos participaram com muito entusiasmo!

Interação no parque

Aconteceu no último dia 10 de maio. Neste dia o parque estava repleto de novidades: colchonetes, arcos, túnel, pneus e cordas amarradas de forma desafiadora.




O parque pensado e organizado para as crianças oportuniza experiência corporais diversas.





As crianças construíram seus brinquedos como a firula(gira-gira) e o io-iô e já saiam exibindo suas produções e explorando o parque. 


O trabalho com argila estimula a criatividade das crianças, a troca de experiências e a construção de conceitos.


O dia interação também oportuniza encontros entre as crianças de diferentes idades, parentes, amigos, irmãos...


A falsa baiana foi um verdadeiro sucesso e a corda no escorregador para a escala também atraiu as crianças.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Laranjada

O grupo 4 curtiu pra valer a proposta trazida pelas professoras Bruna e Silvana no último dia 26. Acompanhe a receita e as etapas de preparação de uma deliciosa laranjada.

Pegue algumas laranjas lave-as  e corte-as ao meio.  Se necessário peça ajuda de um adulto.

Pegue o espremedor de frutas, um pote para guardar o suco da laranja.

Leva algum tempo, mas vale a pena esperar e ver a laranja se transformando em suco.

Veja como fica.

Depois coloque o suco para coar em uma jarra.

Adoce e sirva-se à vontade. Que delícia!

Interação



 Desenho: em papel pardo sobre as mesas, a parede em que as crianças puderam desenhar, riscar e explorar os diferentes materiais.


Proposta dos colchonetes: os colchonetes foram dispostos de forma a estimular a expressão corporal, as capacidades físicas e motoras das crianças.


Proposta da discoteca:  As crianças usaram as fantasias disponíveis na creche para dançar e brincar, com um repertório diversificado de músicas não só as infantis, mas de diferentes ritmos e estilos.

Salão de beleza: Desenvolver a auto estima e o cuidado com o corpo por meio da pintura de unhas das meninas e o penteado no cabelo dos meninos. 

Interação Cultura Indígena

A cultura Indígena é a cultura  a ser pesquisada e conhecida para a nossa próxima festa de aniversariantes. Para vivenciar um pouquinho dos elementos típicos da cultura indígena as professoras de educação física com as educadoras Patrícia e Juliana. Juntas elas organizaram a proposta de interação para as crianças de diferentes idades. Os grupos foram divididos da seguinte maneira: menores no período matutino (G1, G2, G3A e G3/4) e grupos maiores no Vespertino (G3B, G4, G5 e G5/6). As propostas foram:

  • Pescaria em água;
  • Pintura indígena;
  • Jogo de Peteca e pião;
  • Oficina de construção de chocalhos.