sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Festejando com a Cultura Africana

Em culminância as propostas referentes a Cultura Africana tivemos no último dia 29/11/12 a nossa festa de aniversário coletiva. O cardápio oferecido para as crianças teve como base a culinária africana, onde tod@s se deliciaram com o cardápio, composto no almoço por feijoada, couve mineira entre outros. Para o parabéns teve bolo de aipim, cuscuz, bolo de milho enfim delícias que agradaram todos os gostos.
O evento agendado para esta data foi o teatro apresentado pelas profissionais "Krokô e Galinhola" um conto africano que fez o maior sucesso!!! Parabéns a todos os envolvidos, pois o sucesso das propostas depende da participação e envolvimento de todos.
Veja alguns momentos do teatro:


Teatro a Branca de Neve

Aconteceu no dia 27/11/12 o Teatro Branca de Neve organizado pelas professoras Cristiane e Sandra e apresentado pelas crianças do grupo G3A. Veja alguns momentos da peça:


Era uma vez um reino muito, muito distante... O rei e a rainha tiveram uma filha que foi chamada de Branca de Neve. Um dia a rainha morreu e o rei casou-se com outra mulher. Esta mulher era a madrasta de Branca de Neve. Todos os dias a madrasta perguntava ao seu espelho mágico:
     - Espelho,espelho meu existe alguém mais bela do que eu?
O espelho sempre respondia:
     - Não minha rainha você é a mais bela. Mas um certo dia após ser consultado o espelho respondeu:
     - Branca de Neve é a mais bela!
 
  Desse modo a vaidosa madrasta despertou o ódio por Branca de Neve numa terrível trama para voltar a ser a mais bela do reino. Começou contratando um caçador para levar a princesa até a floresta e matá-la.

  O caçador não teve coragem e disse pra Branca de Neve fugir pela floresta.

Os animaizinhos a ajudaram. Branca de Neve encontrou a casa dos anões.

Ao chegarem em casa do trabalho os anões encontraram Branca de Neve....

... que contou sua triste história. Então os anões deixaram ela morar com eles.

Ao sairem recomendaram a Branca não abrir a porta nem conversar com estranhos.

Ao consultar o espelho outra vez a raínha descobre que Banca de Neve está viva e se transforma em velhinha.

Vai até a casa dos anões e oferece uma maçã a Branca de Neve, que ao morder a maçã cai em um sono profundo. Será o sono da morte?

Ao chegarem em casa os anões encontram Branca de Neve em seu sono de morte e com tristeza a  velam.

O príncipe ficou sabendo da história da princesa e foi a sua procura.

Com um beijo do príncipe Branca de Neve despertou.

Eles se casaram e foram morar em um palácio.

 Relato da professora Cristiane


Apresentamos o teatro da Branca de Neve e os Sete Anões para todos os grupos da creche e para os familiares das crianças do nosso grupo que vieram nos prestigiar. Organizamos o palco com um cenário bem atrativo com um toque de imaginação e faz de conta, assim como, a caracterização dos personagens ficou show de bola. Foi muito legal nossa apresentação! Sandra professora do grupo narrou muito bem a história. Algumas crianças um pouco tímidas, outros até choraram e outros ainda, muito empolgados e animados com o contexto da história e a presença dos pais e familiares. Foi surpreendente a atuação de todos, por serem tão pequenos, demonstraram suas habilidades artísticas no mundo do teatro. Valeu crianças, vocês foram maravilhosas e obrigada às professoras que muito colaboraram para mais este evento na creche Idalina Ochôa.
 

Ampliando Possibilidades com a Cultura Africana

Para ampliar a temática Cultura Africana no dia 26/11/12 continuamos com a programação coletiva. No período matutino organizamos a confecção de máscaras africanas e brincadeiras de cordas e elástico. Também foram ofertados desafios corporais no espaço do parque.
No período vespertino tivemos a "Roda de Capoeira" com a presença do professor China, sendo esta também parte da cultura africana. Veja alguns momentos de um dia repleto de propostas que envolveram todos os grupos.


                                 Devido  a participação de tod@s as propostas foram um sucesso!!!

sábado, 24 de novembro de 2012

Interação da Cultura Africana



Aconteceu no último dia 21 de novembro com o objetivos de promover a interação entre as crianças de diferentes faixas etárias ao o portunizar diferentes espaços com elementos da cultura africana. As oficinas realizadas foram:

Confecção da boneca Abayomi


Agradecemos a participação da Gabriela, mamãe do Ricardo e da Ariel,  na confecção das Abayomis.


As músicas africanas e as brincadeiras de roda escravos de Jó, ciranda da roda e cirandeiro envolveram adultos e crianças.


Penteados de tererê fizeram o maior sucesso!


Músicas, fantasias e o samba ficaram sendo explorados simultaneamente as outras propostas.


Veja que já consigo fazer um penteado radical!

                        “Nosso grupo (3B) ficou responsável pelo tererê. Como professora circulei em todas as    oficinas, as crianças participaram e interagiram todas juntas.
Ouve alguns choros das crianças menores, mas mesmo assim não deixaram de interagir: a maioria das crianças ficou no espaço da fantasia, poucos exploraram outros espaços.
As crianças dançaram, pularam, cantaram e colocaram fantasias, fizeram a festa na creche. Foi muito divertido e prazeroso para as crianças este contato com outras oficinas tão diversificadas.